De acordo com o The Verge, o Twitter, Facebook e Instagram fizeram uma limpeza massiva nas suas plataformas. No caso do Facebook foram removidas 610 contas, 89 páginas e 156 grupos que espalhavam conteúdo automático a favor do presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
De acordo com o relatório emitido pela rede social, a maioria das contas originava do Vietnam, provavelmente de uma "click farm". Estas são linhas de produção humanas onde centenas de pessoas passam o dia a criar contas falsas para dar tráfego a certas páginas, uma prática ilegal mas comum nas redes sociais.
Já um porta-voz do Twitter revelou que a empresa removeu 700 contas com acusações de manipulação de conteúdo e spam. Finalmente, no Instagram, 72 contas foram eliminadas, por semelhantes razões.
Contas espalhavam conteúdo pró-Trump e anti-democrata
O teor do conteúdo espalhado pelas contas banidas explorava o espectro político dos Estados Unidos, alimentando controvérsias entre os partidos democratas e republicanos (do qual o Presidente Trump é parte). A política nos Estados Unidos está em alvoroço atualmente devido ao impeachment do controverso presidente.
Facebook "apontou o dedo" a alguns meios de comunicação
A plataforma de notícias The BL foi acusada de ligação às contas falsas. No seu relatório, o Facebook afirma que as contas falsas foram suportadas ou mesmo financiadas pelo Epoch Media Group, acrescentando ainda supostas ligações a comunidades anti-comunistas. O Epoch Media Group por sua vez negou quaisquer ligações ao site The BL.
Seja quem forem os responsáveis, a disseminação de contas falsas é sempre um problema grande nas redes sociais. Mesmo com as contas eliminadas, o conteúdo pode chegar a centenas ou milhares de pessoas, espalhando informações potencialmente falsas ou influenciando indivíduos a votar em certos partidos.
Editores 4gnews recomendam:
- MEO e NOWO envolvidas em novo escândalo! Entende a razão
- Donos de carros elétricos estacionaram em bombas de gasolina para se vingarem!
- TikTok é banido na Marinha dos Estados Unidos