Razer Edge 5G é a nova consola portátil Android com chip Snapdragon

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A gigante do gaming deu a conhecer a sua primeira consola portátil com sistema operativo Android, processador Snapdragon e ligação às redes 5G. Esta é a Razer Edge 5G, apresentada oficialmente durante a convenção anual da empresa asiática, a RazerCon 2022.

O preço desta consola portátil começa nos 399,99 dólares e vai até aos 499,99 dólares para a versão de topo. O produto chega em três versões variando nas opções de conetividade. Assim, a mais barata tem ligação Wi-Fi, seguindo-se a founder version, e por fim a versão de topo com 5G, a Verizon 5G com eSIM (nos Estados Unidos da América).

A 1.ª consola portátil com Android e ligação às redes móveis 5G

The Razer Edge is the Ultimate Android Gaming Handheld powered by the exclusive Snapdragon G3x Gen 1. Built with an active-cooled gaming chipset & 144Hz AMOLED display, enjoy unbeatable gaming performance. Comes with a Razer Kishi V2 Pro—reserve one now: https://t.co/MYU7PkrxHV pic.twitter.com/EBLxh5dOM0

— R Λ Z Ξ R (@Razer) 15 de outubro de 2022

O preço para a Europa carece de confirmação, ainda que seja expectável uma conversão direta dos modelos a chegar efetivamente ao nosso mercado, excluindo desde já a versão 5G Verizon (eSIM). Aliás, mesmo nos EUA este modelo chegará posteriormente ao mercado, possivelmente no início de 2023.

Razer Edge 5G

Não obstante, a nova consola portátil chegará a outros mercados, nos quais contamos com a Europa mas, mais uma vez, aguardamos informações oficiais. Entretanto, a 4gnews contactou a representação oficial da Razer para a Ibéria.

Razer garante compatibilidade com centenas de jogos AAA

Razer Blade

Durante a apresentação oficial do produto, a Razer garantiu que a nova consola portátil Android será compatível com centenas, ou milhares de jogos AAA. Portanto, os jogadores terão um acervo quase ilimitado de conteúdo para este novo suporte físico.

O melhor de tudo? Na versão com 5G poderão assim jogar em qualquer lado, sempre que quiserem, com a única limitação plausível a ser a duração da bateria do produto. Mesmo assim, com um catálogo imenso de jogos disponíveis, a Razer Blade mostra-se promissora.

Razer Edge 5G

Ainda de acordo com a Razer, a experiência de utilização será o mais estável e gratificante possível para um dispositivo móvel, ou seja, para uma consola portátil.

O que tens de saber sobre a nova consola portátil Razer Blade

Razer Blade

A nova rival para a Steam Deck, e em certa medida para a Nintendo Switch, tem um ecrã de 6,8 polegadas de diagonal com tecnologia AMOLED. A resolução é elevada, com 2400 pixeis x 1800 pixeis, garantindo assim o padrão Full-HD.

Para além disso, temos uma alta taxa de atualização até 144 Hz para o ecrã, garantindo assim uma fluidez nas animações. O brilho será ajustado automaticamente, ou ficará entregue ao controlo do utilizador.

Consola portátil foi um dos destaques da RazerCon 2022

O seu processador é o Qualcomm Snapdragon G3x Gen 1, um chipset especial feito para produtos desta categoria. Tem, no seu interior, um total de 8 núcleos, portanto, um octa-core Kryo até 3 GHz de frequência de processamento com a gráfica Adreno GPU.

Em suma, este processador partilha vários pontos com o Snapdragon 888, o topo de gama da Qualcomm no final de 2020, e ficando algo aquém do Snapdragon 8 Gen 1 que dominou o final de 2021 e boa parte de 2022.

Disponibilidade na Europa é... uma miragem de momento em 2022

*Only available in the US

— R Λ Z Ξ R (@Razer) 15 de outubro de 2022

A consola portátil Razer Blade tem um total de 8 GB de memória RAM LPDDR5, bem como 128 GB de armazenamento interno UFS 3.1 que também suporta expansão até 2 TB através de cartão de memória micro SD.

Mais ainda, esta consola portátil Android tem uma câmara de 5 MP, frontal, para além de uma bateria de 5 000 mAh de capacidade. Portanto, para além de jogar títulos AAA também podemos correr jogos Android disponíveis na Google Play Store.

Os utilizadores também poderão aceder à Xbox cloud para jogar online, bem como a outros serviços de streaming.

Por fim, a Razer Blade pesa 264 gramas e os seus controladores pesam 401 gramas, com mais informações na página de produto. Temos também uma porta áudio jack de 3,5 mm, bem como a promessa de mais acessórios para completar e personalizar a experiência de utilização.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.