Razer Blade 14 é o novo portátil gaming potenciado pela IA, preço começa nos 2800 €

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A gigante do gaming acaba de lançar a mais recente edição do seu icónico portátil gaming, o Razer Blade 14 (2023). A nova iteração traz o novo processador AMD Ryzen 9 7940HS e Ryzen AI. Tem ainda poderosas gráficas NVIDIA GeForce RTX Série 40 e memória DDR5 expansível.

É um pequeno grande colosso para jogos renovado com algumas das melhores caraterísticas técnicas no mercado. Por tudo isso, o Razer Blade 14 oferece enorme desempenho num formato pequeno. Ideal para transportar e jogar em qualquer lado, este é um dos melhores portáteis gaming em 2023.

Este é o novo portátil gaming Razer Blade 14 (edição 2023)

portátil gaming Razer Blade 14 (edição 2023)

A marca global líder em lifestyle para gamers, anunciou hoje a mais recente evolução do portátil gaming híper portátil de 14 polegadas – o Razer Blade 14. O portátil para jogos chega ao mercado no clássico preto fosco e no discreto branco mercúrio.

O destaque vai para o novo processador AMD Ryzen 9 7940HS com as mais recentes gráficas NVIDIA GeForce RTX Série 40 para portátil e memória SO-DIMM DDR5-5600MHz mais rápida. Mas há (muito) mais a descobrir neste portátil Razer.

Em suma, são melhorias que permitem que o Blade 14 lide sem esforço com os jogos mais exigentes e cargas de criação de conteúdo. Aliás, os utilizadores podem agora tirar partido deste poder através de um monitor Quad HD+ de 240 Hz com relação 16:10 e profundidade de cor e contraste dignos de nota.

1. Tamanho compacto num portátil gaming

Razer Blade 14

O novo Razer Blade 14 é o mais compacto da linha de portáteis premium para gaming Razer Blade. Foi concebido para oferecer o melhor desempenho em casa, na estrada e em qualquer lugar. Por isso, tem uma espessura de apenas 17,99 mm e 1,84 kg de peso.

O Blade 14 combina a portabilidade no corpo de alumínio anodizado maquinado em CNC da Razer, garantindo rigidez e durabilidade. O touchpad de vidro suave foi alargado para dar aos utilizadores mais espaço para jogar e, com os drivers de precisão do Windows.

Os dois altifalantes frontais do portátil estão alojados atrás de grelhas cortadas a laser, para uma experiência de som envolvente. A saída de áudio de 3,5 mm melhora ainda mais a paisagem sonora com THX Spatial, para proporcionar áudio posicional e imersivo.

2. Autonomia para jogar todo o dia

Razer Blade 14

O portátil conta com uma bateria maior de 68,1 Wh que lhe entrega até 10 horas de autonomia. No Razer Synapse, foi adicionada uma nova funcionalidade, o Otimizador de Saúde da Bateria, que permite aos utilizadores que preferem estar sempre ligados à corrente. Poderão agora limitar a capacidade de carga da bateria e melhor proteger a sua longevidade.

Para os utilizadores que passam mais tempo em movimento, o carregamento rápido é suportado via USB-C – capaz de atingir 80% de carga em 1 hora. Ou seja, para garantir que menos tempo é passado preso a uma tomada.

Dito isto, a combinação de um design móvel com características pensadas para a mobilidade, tornam o Blade 14 na escolha cativante para gamers, criadores de conteúdo e profissionais que exigem máxima produtividade e desempenho em movimento.

Os gamers podem entrar em ação imediatamente, com acesso a centenas de jogos de alta qualidade com uma mensalidade do Xbox Game Pass Ultimate incluída.

3 Desempenho de topo para gaming

Razer Blade 14

O mais importante é o processador. Ora, no coração do portátil está o novo processador AMD Ryzen 9 7940HS, o chipset ultrafino mais rápido do mundo, com um boost até 5,2 GHz e AMD Ryzen AI. Este é o primeiro motor de inteligência artificial dedicado num processador Windows x86.

O hardware AMD Ryzen AI está integrado diretamente no processador para lidar com cargas de Inteligência Artificial da forma mais rápida e eficiente possível. Na prática, libertando o CPU e GPU para tarefas tradicionais que não são de IA.

Mais ainda, a Ryzen AI oferece aos gamers e criadores, acesso à tecnologia alimentada por IA, acelerando a capacidade de multi tarefa, aumento da produtividade, colaboração avançada e melhor eficiência.

Inteligência Artificial marca presença neste portátil Razer

Por outro lado, tão poderoso quanto móvel, o novo Blade 14 apresenta até a nova GPU GeForce RTX 4070 para portátil, capaz de atingir até 140 W TGP. Isto para fornecer mais potência gráfica por polegada cúbica do que qualquer outro portátil gaming de 14 polegadas.

Our most portable Blade is now more powerful than ever. Upgraded with an @AMD Ryzen 9 7940HS CPU, @NVIDIAGeForce RTX 40-Series Graphics, & expandable RAM, the new Razer Blade 14 delivers incredible gaming performance in a compact form factor. Buy now: https://t.co/XtfhqzKtyL pic.twitter.com/1xb3R9K8Q9

— R Λ Z Ξ R (@Razer) 14 de junho de 2023

Aliás, para além da potência bruta, a GPU RTX Série 40 para portáteis do Blade 14 consegue aproveitar a criação de frames com ajuda de IA da NVIDIA DLSS 3 para multiplicar ainda mais o desempenho.

Além disso, o Blade 14 apresenta uma solução de refrigeração por câmara de vapor desenvolvida por medida com as aletas mais finas do mundo (0,05 mm). Isto para aumentar o desempenho de arrefecimento do CPU em até 5%, mantendo o formato compacto geral.

Em suma, temos as seguintes caraterísticas:

  • Processador AMD Ryzen 9 7940HS (8 Cores/16 Threads/5.2 GHz)
  • GPU NVIDIA GeForce RTX 4060/4070 para portátil (140 W TGP)
  • Até 32 GB DDR5-5600 MHz RAM (expansível para 64 GB)
  • Monitor de 14” 16:10 QHD+ 240Hz (até 500 nits; 100% DCI-P3; <3 ms de resposta)
  • Espessura de 17,99 mm)
  • Peso de 1,84 kg
  • Cores: Preto Mate | Branco Mercúrio

Por fim, o portátil Razer Blade 14 tem um preço de venda ao público anunciado de 2 799,99 €, já disponível para compra.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.