Razão pela qual não consigo viver com um iPhone

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

Quem me tem adicionado no facebook sabe que recentemente comecei a utilizar um iPhone 5 como meu telefone diário! Tudo começou, quando o meu Nexus começou a ser complicado de trabalhar com o ecrã completamente partido na parte de inferior. Tão eu lá pensei, "Ok, pronto, é uma oportunidade para testar outros dispositivos para meus telefones diários!" O Windows Phone falta-lhe aplicações que para ser sincero custa-me viver sem, por isso, por enquanto resolvi deixar o meu Lumia de lado e pegar num iPhone 5 que já ganhava pó cá em casa! Depois de ter desbloqueado o gajo, tava quase pronto a andar, faltava o mais importante, o Jailbreak. Fiz o Jailbreak ao telefone, paneleirisses resolvidas, um icon mais bonito aqui, o rodar de menu ali, icons a saltar.."OK, pronto!" - Pensei eu!

Dois dias depois estou a escrever este artigo! Hoje de manhã, o Nuno Agonia já o tinha referido neste VIDEO, sobre os problemas do teclado do iPhone e aconselho a dar uma vista de olhos, salva-me bastante palavras, mas o facto de os meus dedos não estarem habituados a escrever num ecrã tão pequeno é o maior problema. Eu sei que isso é questão de habito, mas será que me quero habituar a um ecrã mais pequeno? Sabendo que a própria Apple vai aumentar os ecrãs dos futuros iPhones? O Steve Jobs dizia que o telefone não deveria ser maior do que as mãos, e com razão, para quem nunca teve um! Porque se o Steve Jobs fosse vivo para sentir o quão é simples trabalhar com o G Flex por exemplo, que mesmo com um ecrã de 6" com a curvatura no telefone as coisas tornam-se tão simples! Ou mesmo com um ecrã de 5 sem curvatura alguma. Seria certamente complicado de trabalhar com um iOS 7 num ecrã de 5", onde o botão de retroceder fica no canto superior esquerdo, mas todos os outros Sistemas Operativos pensaram nisso, menos quem? A Apple, correcto!

Por último a falta de aplicações gratuitas, de variedade, qualidade e com avaliçao de utilizadores! Lembro-me de Tim Cook ( Ceo da Apple) ter dito o quanto estava orgulhoso dos seus developers, é pá isso é como um pai olhar para um filho! Por muito que ele seja feio, ele vai dizer que ele é o mais lindo do mundo! Chama-se a isso, olhar com olhos do coração! Volto a falar pela minha situação e pelas minhas necessidades! São merdices que me deixam chateado, como por exemplo uma aplicação decente para ouvir Podcast? Não há. Depois temos outras aplicaçoes estupidamente caras, que não sei se fazem o mesmo porque não tem sequer reviews, e como sabem a Apple vem dificultando a devoluçao do dinheiro das Apps, pelo menos em Uk,não me aptece ditar dinheiro fora.

"What Qualifies Me for a Refund?
The official App Store and iTunes Store policy is that all sales are final. There are a few exceptions to this rule. You can get a refund if the app crashes or does not work, if you are charged but do not receive the item (including in-app purchases), if the app is not compatible with your device, if the app does not work as described or is otherwise a scam. Deleting an app will not refund it. The proper venue for getting a refund is described below." Apple.co.uk

Além de ser complicado comprar sem ter a certeza se vale a pena ou não, estas aplicações nem rating tem, ou o que tem, são 3 ou 4 reviews, a mãe, o pai e os irmãos do developer! Vou eu deitar 5 libras fora porque não devolvem o dinheiro e não estou satisfeito com o produto?

Mesmo aplicações para o Pebble Smartwatch... Tenho lá a app do Pebble e tal, de borla, que me dá muitos "watchfaces" mas há sempre mais, tão faço downloads de outras apps que me fornecem outro tipo de "mostradores ( Watchfaces)", na Apple store se quero Apps desse género o preço começam nas 2,99€. Porra....Tenho os mesmos de borla no android, ou se for a net fazer o download delas normalmente! ( sem nada ilegal)

Depois por último, por minha opção ( Jailbreak) a aplicação do banco não funciona! Eu sei que basta não ter jailbreak e tal e ficava tudo bem, no android se tenho root também não funciona! Mas lá está, no android tenho opções de personalização sem root, enquanto na Apple, mudo o wallpaper, que fica tapado pelos icons da app porque não me deixam por no local que eu quero! OMG.... PAREM DE COMPLICAR! Deixem o utilizador decidir como quer o telefone!

Esta é a história pela qual não consigo viver com iPhone, peço desculpa a todos os Apple fãs, e como disse a nível de MAC, sou um de vocês! Smartphone? Nem pensar!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.