Agora que já podes comprar o iPhone 16e a qualquer momento, nada melhor do que estares bem informado sobre as suas capacidades. O novo smartphone acessível da Apple foi detetado na plataforma Geekbench, pelo site MySmartPrice. E alguns dos seus segredos foram revelados.

Tal como podes ver na imagem, o modelo obteve uma pontuação de 24188 pontos, estando identificado naquela plataforma como iPhone 17,5.
Mas a conhecida plataforma de Geekbench foi ainda mais longe e revelou um dos segredos da Apple. Confirma-se que o novo modelo está equipado com 8 GB de memória RAM. Recorde-se que esta é uma informação que a marca nunca divulga.
Esta capacidade de memória RAM coloca o iPhone 16e ainda mais alinhado com o modelo base iPhone 16, já que assim tem poder suficiente para lidar com os recursos Apple Intelligence – os quais estão incluídos no novo terminal, mas que ainda não foram disponibilizados em Portugal.
Já se sabia que o iPhone 16e está equipado com processador A18, proprietário da Apple. Mas atenção, ainda que o nome seja o mesmo do que alimenta o iPhone 16, a sua arquitetura é diferente.
A plataforma Geekbench revela que o chip A18 do iPhone 16e tem um núcleo de GPU a menos que o modelo base da Apple. Por outras palavras, o iPhone 16e tem uma GPU de quatro núcleos enquanto o iPhone 16 tem uma GPU com cinco núcleos.
Tal significa que, apesar do iPhone 16e apresentar um desempenho semelhante ao iPhone 16 em tarefas leves, em apps mais exigentes vai ficar atrás do modelo base.
Se a tua ideia é abraçar o universo iOS com um iPhone novo, espreita a plataforma Amazon Espanha que conta com vários modelos, sendo que alguns destes até estão em promoção.