Queres o Google Pixel 4 em Portugal? Temos más notícias para ti!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Os novos Google Pixel 4 e Google Pixel 4 XL chegaram de forma oficial. Contudo, parece que este ano, voltará a passar ao lado de Portugal.

As expectativas eram muitas, até porque a Google Assistant está a ser trabalhada em Português (Portugal). Ou seja, o Pixel é um smartphone que vive muito da sua assistente e a Google insiste que o smartphone só deverá estar em mercados que esta esteja também.

Porque razão Portugal passa ao lado do Pixel 4?

Google Pixel 4

Por muito que queiramos dar respostas concretas, só a Google saberá. Ainda assim, tenho algumas opiniões sobre o assunto. E acredito que o problema seja a forma como os utilizadores compram os seus equipamentos e quais os telemóveis mais populares no nosso país.

Portugal é dominado pelos "Lite". Ou seja, um smartphone com um valor seriamente abaixo dos pedidos no Google Pixel 4. Os utilizadores que compram dispositivos de gama alta são poucos e a Samsung, Huawei e Apple já contam um mercado forte neste setor. Ou seja, a Google teria de trabalhar seriamente para conquistar um mercado de "apenas" 10 milhões de habitantes.

Além disso, os terminais são comprados, na sua maior parte, a preço inteiro. Ou seja, não existem muitos acordos de contratos com as operadoras para ter o dispositivo a um preço melhor e um acordo de tarifário. Ainda que já exista tal, não são muitos os utilizadores que querem tal compromisso.

Comprar na Espanha não é uma dor de cabeça

Google Pixel 4

Depois porque os utilizadores que querem mesmo um novo Pixel têm formas de o comprar. Ou dão um passeio ao nosso país vizinho e compram o smartphone numa loja física. Ou então através da internet. Comprar em lojas online (como por exemplo a Amazon) é simples e a entrega é rápida.

Por isso caros amigos e amantes do Android puro, este é mais um ano em que vamos ver os Google Pixel passar mesmo ao lado. Tal como vimos com o serviço de gaming, Google Stadia. Por muito que gostemos do nosso país, temos de perceber que o nosso mercado é pequeno demais para os grandes fabricantes se focarem de forma séria.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.