ATENÇÃO! Elimina AGORA estas 15 Apps que estavam na Google Play Store!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Já não é a primeira vez que vemos aplicações na Google Play Store que tem de ser removidas. Infelizmente não deverá ser a última. De acordo com a "sophos", estas 15 Apps abaixo contam com Adware e disfarçam-se no smartphone de forma quase impossível de as descobrir.

As 15 Apps que estavam na Google Play Store e tem de ser apagadas

Estas aplicações disfarçam-se de Apps úteis para o nosso quotidiano, contudo, são tudo menos isso. As aplicações introduzem publicidades no teu smartphone e "desaparecem" de forma a que não as consigas apagar.

Depois de as instalares desaparecem

Depois de instalares a aplicação recebes a informação que a aplicação "não é compatível com o teu smartphone" e és encaminhado para a Google Play Store. O utilizador fica com a ideia que a aplicação não foi instalada, porém, esse não é o caso.

A aplicação não só instala como desaparece da gaveta de aplicações. Ou seja, só é possível ver as Apps nas definições - aplicações. Porém, mesmo assim as Apps se disfarçam para não serem apagadas.

Apps mudam de nome e logo para não serem apagadas

Quando vais às "definições - aplicações" para apagares a App que sabes que ainda está dentro do teu smartphone porque são publicidades a aparecer do nada. Vais ver que não está lá nada que seja fora do normal.

Isto porque as aplicações mudam de nome para Apps que são, aparentemente, de sistema. Temos por exemplo, uma delas que se mascara de "Google Play Store", outra de "update (atualização)", "Back up" ou até "serviço de time zone".

Ou seja, os utilizadores estão à procura de uma App com o nome "QR ARtifact" mas não encontram nada disso. Pior ainda o seu telemóvel não para de mostrar publicidades.

O que fazer quando não sabes qual é a App que te está a dar publicidade

Em suma, infelizmente nem a Google Play Store parece um local seguro de instalar estas Apps. A solução se não encontrares a App que te está a dar problemas é fazer um restauro de fábrica, porém, perderás todas as informações no smartphone. Na minha opinião a Google devia ter uma mão mais firme com estes desenvolvedores.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 7 está agora por 383€ (8GB+256GB). Aproveita este promocode (unidades limitadas)
  • Eis o Realme X2 Pro (vídeo). O concorrente direto ao Xiaomi Mi 9T Pro
  • Huawei Mate X chega finalmente ao mercado no final de outubro
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.