Apple pode acrescentar um atributo único aos AirPods

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O mais recente rumor sobre a Apple refere-se aos seus auscultadores AirPods e a novas funcionalidades que o modelo pode vir a ter.

Na documentação de uma patente foi detetada a intenção da empresa de Cupertino de adicionar um ecrã tátil à base de carregamento dos auscultadores.

Base de carregamento de AirPods pode ganhar um ecrã tátil

Imagem de rapariga a usar os auscultadores AirPods da Apple
Crédito@Apple

A Apple poderá ter planos mais ambiciosos para os seus auscultadores AirPods que passam por adicionar um atributo único a este equipamento. A publicação PatentlyApple acaba de descobrir uma patente da empresa intitulada "dispositivos, métodos e interações de interface gráfica do utilizador com um estojo de fones de ouvido" e foi registada já em setembro do ano passado.

Esta mesma documentação mostra a intenção de adicionar um ecrã tátil à base de carregamento dos auscultadores. De acordo com a referida publicação, este ecrã tátil não só iria permitir que os utilizadores controlassem os auriculares através do painel, como também podiam usar o ecrã para navegar no serviço Apple Music.

A documentação mostra também que deslizar os dedos por este ecrã tátil pode ativar as funcionalidades de controlo de volume, falar com a assistente digital Siri, entre outras. Já aperta ligeiramente a base permite que os utilizadores alternem entre o cancelamento de ruído e o modo transparência.

Melhor: este ecrã tátil dos AirPods teria também suporte para fornecer compatibilidade com o acessório Apple Pencil.

De acordo com a documentação da patente agora descoberta, este ecrã tátil iria também deixar o utilizador interagir com outras aplicações da empresa como a Apple TV+, Messages, Maps, Weather, entre outras.

Apple considera que a base de carregamento dos auscultadores pode responder a outras necessidades

No mesmo documento, a Apple explica que existe a necessidade de que uma base de carregamento de auscultadores possa controlar tradicionalmente as operações associadas a este tipo de equipamento, como alteração de fontes de áudio, modos de saída, controlos de reprodução, entre outras.

A empresa de Cupertino alerta também para a necessidade de a base de carregamento transmitir informações ao utilizador, como seria o caso da receção de mensagens.

Diz a Apple que a integração de um ecrã tátil na base de carregamento tornava a “interface homem-máquina mais eficiente”.

A ideia é fantástica e os argumentos apresentados válidos para qualquer utilizador habituado a usar auscultadores. Mas estando ainda este conceito na fase de patente, é bastante provável que demore algum tempo a chegar ao mercado e às mãos dos utilizadores finais.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt