Com os novos Pixel 9 oficialmente apresentados e a caminho das lojas a nível global, uma dúvida permanecia até há pouco tempo no ar quantos aos novos utilizadores: quais os modelos e marcas de smartphones que as pessoas vão abandonar para comprar um novo Pixel?
Quem pensou na Samsung como a marca que mais tem a perder, desengane-se; pelo menos, a crer nas palavras do responsável da Google pelos dispositivos e smartphones Pixel.
Rick Osterloh, Vice-Presidente Sénior da Google, aponta outras marcas e outros mercados como aqueles onde a chegada dos Pixel 9 poderão fazer mais ‘mossa’ - e alguns são surpreendentes.
Das marcas do Oriente... à Apple
Em declarações publicadas originalmente pelo 9to5Google e citadas pelo Android Authority, o responsável da Google afirma que "muito poucos" proprietários do Pixel estão a chegar dos smartphones Samsung Galaxy.
Rick Osterloh fala que muitos utilizadores chegam de marcas como a Apple e de outras que deixaram, ou estão prestes a deixar, o mercado. Se a ‘bicada’ à Apple e a proteção à Samsung são expectáveis face à parceria tecnológica que a Google tem com a Samsung e ao combate entre o Android e o iOS, outras justificações avançadas por Osterloh podem surpreender:
“... o que estamos a tentar fazer é ganhar quota de mercado no Android, em termos gerais, e esse é o meu principal objetivo - tentar melhorar a competitividade do Android, melhorar a nossa inovação e melhorar a forma como resolvemos os problemas dos utilizadores de todos os tipos. Mas claro que tivemos problemas no segmento premium que queremos resolver”.
Do lado dos fabricantes que protagonizam o cenário de transferências para os novos Pixel, o responsável da Google dá o exemplo do Japão, onde fabricantes como a Kyocera vão deixar o mercado dos telefones de consumo, ou dos EUA com a LG, que deixou também o mercado de smartphones.
Em todo o caso, o Android Authority destaca o facto de da migração de alguns proprietários de iPhones para os Pixel, até porque parte da estratégia de marketing da Google tem passado por criar promoções que tornem atrativas essas transferências.