Quase metade dos portugueses já compram online, mas há quem nunca tenha comprado

Bruno Coelho
Bruno Coelho
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Quase metade da população portuguesa, com idades entre os 16 e os 74 anos, realizou compras online nos últimos três meses. Foram 48,9% dos portugueses, para sermos exatos. Os dados foram divulgados pela ANACOM e revelam um aumento de 5 pontos percentuais face ao ano anterior.

Se alargarmos a análise aos últimos doze meses, o número sobe para 59,3%. Representa um crescimento de 4,6 pontos percentuais em relação a 2023. No entanto, ainda existem 24,2% de portugueses que nunca fizeram compras online. Por seu turno, 12,8% já se aventuraram nas vendas online.

compras online

Portugal ocupa a 23.ª posição no ranking da União Europeia

Portugal ocupa a 23.ª posição no ranking da União Europeia, tanto em compras como em vendas online. No que toca a produtos físicos, o vestuário e calçado lideram as preferências (73,1%). São seguidos pelas refeições ao domicílio (39,6%) e produtos de cosmética (31,4%). Os equipamentos eletrónicos, como computadores, tablets e telemóveis, também marcam presença, com 28,4%.

Portugal destaca-se na União Europeia na compra online de equipamentos eletrónicos, com um 4.º lugar. Também se destaca nos equipamentos desportivos (8.º lugar) e vestuário (9.º lugar).

Nos produtos digitais, os filmes e séries para download ou subscrição são os mais populares (34,7%). Já nos serviços, o transporte (38,7%) e os bilhetes para eventos (37,7%) dominam. A compra de seguros online também regista um crescimento, com 13,1% dos utilizadores a optarem por esta via.

As compras online são mais comuns nas zonas urbanas (53,1%) e entre os jovens com menos de 54 anos, com níveis de escolaridade mais elevados que sejam trabalhadores ou estudantes.

No mundo empresarial, 20,5% das empresas portuguesas com 10 ou mais funcionários receberam encomendas online em 2023. É aumento de 3,5 pontos percentuais face ao ano anterior. As grandes empresas lideram este segmento, com 42,2% a receberem encomendas online, enquanto as microempresas ficam-se pelos 9,2%.

Os setores do alojamento e restauração, atividades de informação e comunicação, e comércio a retalho são os que mais utilizam as encomendas online.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.