Quase 100% das famílias portuguesas rumam à Internet através de banda larga fixa e a Meo é a favorita

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

92,2% das famílias portuguesas usa banda larga fixa. Os dados são da Anacom que acaba de publicar um relatório sobre o acesso à Internet em Portugal.

Quanto às operadoras, a Meo é a favorita dos portugueses com 41% de quota de mercado.

No 1º semestre de 2023 acesso à banda larga fixa aumentou 3,3%

imagem de uma mulher sentada num sofá com um computador portátil
Em Portugal, o acesso à banda larga fixa aumentou no primeiro semestre de 2023 Crédito@MimiThian/Unsplash

O acesso à Internet está massificado em Portugal e o mais recente relatório da Anacom é prova disso mesmo. De acordo com a autoridade para as comunicações, 92,2% das famílias portuguesas usa banda larga fixa. O primeiro semestre de 2023 registou um aumento percentual de 2,9% face ao período homólogo, do ano anterior.

A autoridade para as comunicações avança também que “em comparação com o semestre homólogo, o número de acessos de banda larga fixa aumentou em 146 mil acessos (+3,3%), tendo atingido 4,5 milhões, nos primeiros seis meses deste ano”.

A fibra ótica terá sido a forma escolhida para aceder à Internet, somando 65% do total de acessos na primeira metade do ano. Diz a Anacom que a fibra ótica é também uma das razões para o crescimento dos números de acesso.

Já os acessos através de banda larga fixa suportados em redes de TV por cabo diminuíram 1%, e representam 26% do total. Os acessos fixos suportados nas redes móveis desceram para 5,3% enquanto os acessos ADSL mantiveram a tendência decrescente tendo diminuído 29,8%.

No que diz respeito à velocidade de acesso, 89,7% dos acessos de banda larga fixa contavam já banda larga ultrarrápida – velocidade de download superior ou igual a 100 Mbps; nesse sentido registou-se um aumento de 2,3% face ao semestre homólogo.

De acordo com a Anacom, em julho de 2022, Portugal era o quarto país da União Europeia com maior proporção de acessos com velocidades de download iguais ou superiores a 100 Mbps.

É ainda importante salientar que, no seu relatório, a Anacom salienta que “o tráfego total de Internet em banda larga fixa aumentou 16,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, tendo vindo a atingir sucessivos máximos históricos. O tráfego médio mensal por acesso foi de 272 GB, mais 13% do que no semestre homólogo”

Meo é a operadora com maior quota de mercado em Portugal

No seu relatório, a Anacom reserva ainda um espaço para informações sobre as operadoras disponíveis em Portugal. Diz a referida autoridade a Meo detém a maior quota de mercado, 41%, seguida pela Nos com 33,9%. Em terceiro lugar está a Vodafone com 21,8% e a Nowo com 2,8%.

“Caso se considerem apenas os acessos residenciais, a MEO dispõe da quota de subscritores mais elevada (39,3%), seguindo-se o Grupo NOS (36,1%), a Vodafone (21,0%) e a NOWO (3,2%)”.

A Anacom termina o seu relatório informando que tanto a Meo como a Vodafone aumentaram as suas quotas de mercado face ao semestre homólogo em 0,3% e 0,2%, respetivamente. Já a Nos e a Nowo registaram uma descida de 0,4% e 0,2%.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt