HarmonyOS da Huawei chegará ao PC para enfrentar o Windows já em 2024

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O HarmonyOS pode chegar muito em breve aos computadores de todo o mundo como solução alternativa ao sistema operativo Windows da Microsoft. A possibilidade foi avançada por Wang Chenglu, o CEO do grupo industrial chinês Shenzhen Kaihong Digital Industry Development.

Esta possibilidade pode abalar assim o status quo do mercado de informática caso o sistema operativo da Huawei chegue efetivamente à plataforma PC num futuro próximo. São afirmações cativantes, vindas do antigo responsável máximo pelo departamento de consumo da Huawei, responsável também pelo segmento de Inteligência Artificial da empresa.

Huawei pode trazer o seu HarmonyOS para os computadores pessoais

HarmonyOS Huawei

As novidades foram avançadas pela publicação especializada HuaweiCentral, salientando o conhecimento deste executivo do passado e das principais apostas da Huawei.

A propósito, este executivo foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento das várias versões da EMUI, então baseada no Android, bem como da mais recente HarmonyOS.

Foi só no ano passado de 2022 que Wang Chenglu deixaria a Huawei para abraçar um novo desafio junto da Kaihong Digital, focando-se aí no desenvolvimento de novos sistema operativos e na ampliação do HarmonyOS.

Suporte multi-plataforma como ponto forte do HarmonyOS

Huawei smartphone Android

A existência e suporte para vários dispositivos é um dos pontos fortes desta alternativa ao Android (e potencialmente também ao Windows da Microsoft). Ora, se até ao momento este sistema operativo só estava disponível para smartphones e tablets, segundo as novas informações, os planos da marca contemplam também o mercado de informática.

A propósito, temos agora a confirmação, por parte de um dos antigos responsáveis máximos (pelo departamento de software para consumidores), publicada através da rede social Weibo. Ao que tudo indica, em 2024 teremos um novo sistema operativo para computadores a chegar ao grande mercado.

HarmonyOS deve chegar aos PCs já em 2024

HarmonyOS 2024

A resposta acima contemplada na captura de imagem vem responder à questão colocada por um utilizador da rede social. Em jeito sucinto, o utilizador coloca a questão se "teremos o HarmonyOS para PC no próximo ano". A resposta foi um simples "Sim".

De momento, note-se, o responsável não avançou mais detalhes sobre como poderia este sistema operativo ser utilizado, tampouco revelou mais informações sobre o seu potencial uso. Aliás, não sabemos a que mercados chegará aquando do seu lançamento.

Em todo o caso, o lançamento do HarmonyOS da Huawei para computadores pessoais (PCs) será importante, vindo concretizar uma das grandes ambições da marca. A partir daí, a tecnológica pode simplesmente deixar de utilizar o Windows da Microsoft.

Sistema operativo a chegar nos portáteis da própria Huawei?

A favor desta tese temos algumas publicações feitas por programadores envolvidos no desenvolvimento deste sistema. Mais concretamente, vimos já em janeiro deste ano as primeiras conclusões do teste à versão 3.2 Beta do HarmonyOS para computadores, então com bons resultados.

Certo é que desde então pouco se tem falado nesta alternativa ao Windows, ainda em desenvolvimento, mas vem provar efetivamente a resiliência e espírito de luta da Huawei.

Por fim, é perfeitamente plausível que esta plataforma chegue, eventualmente, como opção ou alternativa ao Windows nos portáteis a ser lançados pela própria marca. De momento, temos apenas que aguardar por mais informações.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.