Quão antigo é o teu PC? Podes estar prestes a ficar sem Google Chrome!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A equipa de desenvolvimento do Chromium da Google anunciou que o navegador de internet deixará de ser compatível com computadores alimentados por um processador mais antigo que um Intel Core 2 Duo ou AMD Athlon 64. Quer isto dizer que se o teu computador é anterior a 2005 a probabilidade de teres de atualizar a máquina ou mudar de navegador é grande.

Num futuro próximo, o Google Chrome vai exigir um CPU capaz de processar o conjunto de instruções SSE3, deixando de fora vários computadores ainda em funcionamento com chips mais antigos.

Google Chrome pode obrigar ao upgrade de muitas máquinas

A Google prevê, no entanto, que o número de utilizadores afetados seja reduzido já que apenas contempla utilizadores Windows e Linux a correrem sistemas já quase obsoletos.

Os dispositivos que não forem de encontro aos novos requisitos mínimos de CPU deixarão de ser capazes de instalar o Google Chrome.

Mais ainda, correr o navegador de internet caso já esteja instalado vai resultar num crash, segundo revelou a empresa através de uma nota.

A Google garante ainda que os utilizadores afetados começarão a receber notificações dentro em breve para que possam preparar a transição.

Medida pode afetar outros navegadores de internet

A companhia não avançou com um motivo específico para esta decisão, mas provavelmente deve-se ao facto de existirem muito poucos dispositivos a correr SSE2. Desta forma consegue mobilizar recursos para plataformas mais modernas e oferecer melhores funcionalidades nas mesmas.

Uma vez que o Chromium é usado como base noutros navegadores de internet é provável que opções como o Edge, Opera ou Vivaldi adotem a mesma estratégia.

Caso a limitação se espalhe a outros browsers, certamente seremos informados nas próximas semanas. Para já apenas o Mozilla Firefox afirma não ter planos para obrigar ao recurso ao conjunto de instruções SSE3.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android 12: 3 segredos revelados nas primeiras imagens
  • Crise? Amazon, Google, Apple e Facebook não foram afetadas (muito pelo contrário)
  • Google com multa pesada por discriminação de minorias
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.