Qualcomm Snapdragon 855 mostra novamente todo o seu poder

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Foi no passado mês de dezembro que ficamos a conhecer o novo Qualcomm Snapdragon 855. Este é o mais recente processador de topo para smartphones desenvolvido pela empresa norte-americana. Um SoC que ainda não chegou ao mercado mas que já deixa água na boca.

Foi desde o momento da sua apresentação que a Qualcomm prometeu um enorme aumento de performance com o seu Snapdragon 855. Em boa verdade, a norte-americana publicitou 45% mais de performance e 25% mais de eficiência energética quando comparado com o Snapdragon 845.

Vê ainda: Estatísticas da Google Play revelam dados interessantes de 2018

É fácil falar em números mas o que os utilizadores querem ver é performance no dia a dia. O que todos nós queremos é um smartphone capaz de aguentar com todo o tipo de tarefas que lhe propusermos, sem grandes dificuldades.

Qualcomm Snapdragon 855 passa novamente pela Geekbench

Embora o Qualcomm Snapdragon 855 ainda não vigore em nenhum smartphone no mercado, as pistas face à sua performance começam a chegar. Não há muito tempo vimos aquele que será o primeiro smartphone a chegar ao mercado com este SoC passar pela AnTuTu.

Com efeito, o resultado foi totalmente arrasador para qualquer concorrente atualmente presente no mercado. Não houve Apple A12 Bionic ou Kirin 980 que lhe conseguisse fazer frente. O Lenovo Z5 GT Pro foi capaz de arrecadar um total de 368.480 pontos.

Desta feita temos o mesmo Qualcomm Snapdragon 855 a passar pela Geekbench e a arrasar novamente com toda a concorrência Android. Informações que nos chegam ao conhecimento por intermédio da publicação Gizmochina.

Por conseguinte, os 3545 pontos em single-core e os 11150 pontos em multi-core não deixam margem para dúvidas. No entanto, importa notar que, mesmo assim, o Snapdragon 855 não foi capaz de superar o Apple A12 Bionic nesta plataforma.

Importa notar que esta plataforma não especifica qual o equipamento que serviu de veículo para este teste. As únicas informações que podemos retirar é que o smartphone em causa possui 6GB de RAM e corre o Android Pie 9.

Desse modo, o mais provável é que tenha sido utilizado um protótipo apenas para este efeito. Significa isso que outros resultados poderão surgir no futuro quando forem utilizados smartphones devidamente optimizados para chegar aos utilizadores.

O que traz de novo ao mercado o Qualcomm Snapdragon 855?

Trata-se de um SoC composto por oito núcleos de processamento, com diferentes frequências para diferentes condições. Com efeito, temos três núcleos a correr a 2.42GHz que tratarão das tarefas mais exigentes.

Em seguida, temos mais quatro núcleos a correr a 1.78GHz para as tarefas mais simples. Por fim, temos um outro núcleo a correr a 2.84GHz para dar um pequeno aumento de desempenho ao processador.

Outro dos pontos de destaque deste Qualcomm Snapdragon 855 são as capacidades de Inteligência Artificial. De acordo com a empresa de semi-condutores, teremos uma performance três vezes superior, neste tipo de tarefas, face ao seu antecessor.

Por fim, mas certamente não menos importante, temos a sua conectividade 5G. É graças ao novo modem Snapdragon X24 que teremos a ponte que muitos esperam entre a era do 4G e a era vindoura do 5G.

Resta agora colocar todo este poder ao dispor dos utilizadores. Isso começará a ocorrer nos próximos meses com a apresentação dos primeiros grandes topos de gama do mercado e com a chegada ao mercado de equipamentos como o Lenovo Z5 Pro GT.

Editores 4gnews recomendam:

Apple iPhone de gama-média é uma possibilidade para 2019?

ASUS ZenFone 5 começa a receber o tão desejado Android Pie

China responde à detenção da “herdeira da Huawei”

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.