Snapdragon 855 vs Snapdragon 845: vale a pena fazer o upgrade?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Snapdragon 855 é o rei da performance em 2019. O processador da Qualcomm sucede ao Snapdragon 845 e é responsável por algumas novidades no mundo tecnológico. Contudo, será que a nova geração justifica o upgrade?

Em primeiro lugar, algo que temos de ter em conta é o processo de fabrico. O Snapdragon 855 é o primeiro chip da Qualcomm a adotar os 7 nanómetros (nm), contra os 10nm do 845. Isto reflete-se num tamanho mais pequeno, mas também em melhor eficiência energética e performance.

Snapdragon 855 vs Snapdragon 845: vale a pena fazer o upgrade?

No que diz respeito a CPU e GPU, temos obviamente diferenças. As velocidades de clock são mais altas e há mais memória em cache graças ao Cortex A76. Quanto à parte gráfica, a Qualcomm fala de um incremento de 20% entre gerações. Neste caso, a performance geral é mais significativa que a gráfica.

Em termos gráficos, o Snapdragon 855 é 20% mais poderoso que o antecessor

Algo que o Snapdragon 855 ganha é a inclusão da capacidade de gravar em 8K e a 360 graus. Além disso, o hardware permite descodificar vídeo nos formatos VP9 e H.265. Estas mudanças refletir-se-ao num menor consumo na altura de consumir multimédia em alta qualidade.

Snapdragon 855 vs Snapdragon 845: vale a pena fazer o upgrade?

Em termos de Inteligência Artificial existe uma melhoria de performance, até pela inclusão de um processador Tensor e o dobro da performance Vector. Em termos de velocidades de download/upload, temos incrementos significativos. Passamos para 2Gbps (1.2Gbps na geração anterior) em download e 316Mbps em upload.

Benchmarks falam em 29% de performance a mais na nova geração

A questão do 5G é mais complicada. Os primeiros smartphones com a tecnologia têm o Snapdragon 855, mas não têm qualquer qualquer módulo embutido. Os smartphones 5G terão o modem SnapdragonX50 adicionalmente de forma externa ao processador.

Snapdragon 855 vs Snapdragon 845: vale a pena fazer o upgrade?

Os benchmarks dizem que o Snapdragon 855 é 29% mais rápido que o seu antecessor. Mas, até que ponto isso faz tanta diferença para o consumidor comum? A grande questão é quais os smartphones que explorarão todas as capacidades deste processador. Aí pode ser determinado se vale ou não a pena fazer o upgrade.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.