Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3: processador de topo é oficial

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Qualcomm acaba de apresentar oficialmente o seu novo processador direcionado para smartphones de topo.

De acordo com a fabricante, o chip foi “meticulosamente projetado com a tecnologia de Inteligência Artificial generativa em mente”.

Marcas que vão integrar o novo chip nos seus smarphones, com uma ausência notada

imagem de promoção do processador Snapdragon 8 Gen 3
A Qualcomm revelou algumas das marcas de smartphones que vão usar o novo chip da fabricante Crédito@Qualcomm

Tal como previsto, a Qualcomm apresentou o seu novo chip premium e sabemos agora quais são as marcas que vão usar o novo processador. A lista é extensa e inclui a Xiaomi, Redmi, Oppo, Realme, Sony, Vivo, OnePlus, Honor e Asus, só para nomear as mais relevantes do mercado.

Mas a informação que fica é que a Samsung ficou de fora nesta lista. Já se sabe que a gigante sul-coreana vai fazer regressar o seu chip proprietário Exynos 2400 aos modelos menos avançados da série Galaxy S24, em certos mercados, nos quais se inclui a Europa.

No entanto, o modelo mais avançado Galaxy S24 Ultra vai chegar equipado com o novo chip premium da Qualcomm. A razão para a Samsung não ter sido incluída, dizem os especialistas, é que o seu terminal de topo vai integrar uma variante overclock do Snapdragon 8 Gen 3 que ainda não interessa a ambas as marcas anunciar.

Snapdragon 8 Gen 3 com “Inteligência Artificial de alto desempenho”

Durante a apresentação do novo chip, Chris Patrick, vice-presidente da Qualcomm, esclareceu que o "Snapdragon 8 Gen 3 infunde IA de alto desempenho em todo o sistema para fornecer experiências extraordinárias aos consumidores. Esta plataforma desbloqueia uma nova era de IA generativa que permite aos utilizadores gerar conteúdo exclusivo, ajudar na produtividade e outros casos de uso inovadores."

A fabricante garante também que o novo processador fornece um aumento de 30% no desempenho assim como um aumento de 20% face ao modelo anterior.

Na sua arquitetura ARM, o Snapdragon 8 Gen 3 inclui um núcleo principal Cortex-X4 a 3,3 GHz, cinco núcleos de desempenho com velocidade de até 3,2 GHz e dois núcleos de eficiência energética a 2,3 GHz.

De acordo com a fabricante, durante as próximas semanas o chip Snapdragon 8 Gen 3 vai ser disponibilizado. Saliente-se que amanhã, dia 26 de outubro, a Xiaomi pode já apresentar a sua série de topo – Xiaomi 14 – que será a primeira a chegar ao mercado com o novo processador integrado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt