Rumor: Qualcomm Snapdragon 635 poderá chegar com núcleos Kryo

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

Com a questão da chegada do Snapdragon 836 já posta de parte, sendo quase certo que esse processador será adiado para 2018, a Qualcomm deverá continuar focada em dominar o mercado dos processadores gama-média. E sem demoras, os rumores sobre o Qualcomm Snapdragon 635 começaram já a surgir, associando o mesmo aos núcleos Kryo e a uma das melhores arquiteturas da empresa norte-americana.

Este processador dará continuidade ao trabalho do atual Snapdragon 630, um processador conhecido por ser o gama-média de baixo consumo da marca. Diferencia-se, essencialmente, nesse ponto do seu processador "irmão", o SD660, que é mais focado em performance.

Vê ainda: D€AL: Xiaomi Mi Note 3 já está em pré-venda por 342€ (Promocode limitado)

No entanto, há um ponto em que o segundo processador saiu com vantagem: este beneficia dos núcleos Kryo da Qualcomm, que trabalham muito bem na eficiência energética, acrescentando a potência necessária para serem competentes no desempenho da grande maioria das suas tarefas.

Pois bem, isso poderá mudar com o Qualcomm Snapdragon 635. Segundo novos rumores, este alegado processador deverá chegar ao mercado com núcleos Kryo. Este chipset deverá ser composto por quatro núcleos de alta performance e outros quatro de baixo consumo, para uma distribuição de tarefas adequada às necessidades. Outra boa novidade é o facto de este processador beneficiar de uma arquitetura de 14nm.

Os núcleos Kryo poderão compor o Qualcomm Snapdragon 635

Não são sabidos pormenores quanto à frequência de cada quarteto de núcleos, mas o processamento gráfico não foge à fuga de informação. Segundo a fonte, este processador terá uma GPU 20% mais potente. Apesar de não ser uma melhoría tão clara (o Snapdragon 630 trouxe 30% melhor performance gráfica relativamente ao 625), acaba por ser sempre bom ver que há uma evolução. Por muito ligeira que possa ser.

Há ainda a possibilidade de chegar ao mercado um Snapdragon 635 Plus, que trará uma frequência mais alta do que a versão "normal". A Qualcomm planeia (alegadamente) lançar em breve o Snapdragon 670 como sendo o primeiro processador da gama 600 a chegar ao mercado com uma arquitetura de 10nm e núcleos Kryo de ultima geração (os núcleos do 635 deverão ser de uma geração anterior).

O que é certo é que a Qualcomm está a investir forte nesta gama-média, sendo já a empresa com melhor desempenho na mesma. Com estas novidades, certo será que este domínio no mercado será para continuar.

Outros assuntos relevantes:

Eis explicação da falha do Face ID no Apple iPhone X na apresentação

É oficial! Google Pixel 2 já tem data de apresentação marcada!

Apple iPhone X: novo iPhone é um mero conjunto de especificações