Qualcomm já está a trabalhar no sucessor do Snapdragon 8 Gen 1

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Apresentado no final de 2021, o processador Snapdragon 8 Gen 1 é o mais poderoso processador atualmente disponível para o mercado Android. Um SoC que equipará muitos topos de gama por anunciar na primeira metade de 2022.

Apesar de o Snapdragon 8 Gen 1 ainda ter pouca presença no mercado, a Qualcomm já estará a desenvolver o processador que o sucederá. Com efeito, a americana já está a trabalhar no Snapdragon 8 Gen 1+.

Snapdragon 8 Gen 1+ poderá ser apresentado em breve

A tese foi avançada na rede social chinesa Weibo e dá conta do possível lançamento do Snapdragon 8 Gen 1+ em breve. Este será uma versão ligeiramente melhorada do processador que equipa os Galaxy S22, Xiaomi 12 e muitos mais por vir.

Segundo o que é avançado, o novo processador será desenvolvido pela TSMC sob o seu processo de litografia 4nm. Embora mude a fabricante do processador, o processo de fabrico do Snapdragon 8 Gen 1+ não se alterará.

Importa notar que o Snapdragon 8 Gen 1 é atualmente produzido pela Samsung. Assim sendo, não se sabe porque a Qualcomm pretende mudar de parceira para o fabrico do seu próximo chip.

Rumores anteriores apontam para algumas dificuldades sentidas pela Samsung em virtude da escassez de componentes. Esse poderá ser o motivo para uma eventual mudança de parceria, mas nada é oficial.

Os pormenores do vindouro Snapdragon 8 Gen 1+ são ainda muito escassos. Ainda assim, espera-se que seja revelado com um CPU reforçado fruto de maiores frequências dos seus núcleos de processamento.

Apesar das novidades, não é expetável uma diferença considerável face ao modelo já revelado. Ou seja, o novo Snapdragon 8 Gen 1+ deverá ser uma atualização tímida e com pequenas melhorias.

Relativamente à sua apresentação, pouco se sabe sobre o momento. Habitualmente costuma ser revelado a meados do ano, porém, a existência de rumores nesta altura poderá indicar uma alteração de calendário.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: é nesta data que o Redmi K50 Gaming Edition vai chegar
  • Samsung: novo processador Exynos 2200 é apenas 5% mais rápido que o seu antecessor 2100
  • Estes smartphones vão ser os campeões da fotografia e do gaming
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.