Qual a diferença entre os anéis inteligentes e os smartwatches?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Os anéis inteligentes começaram recentemente a registar algum sucesso no mercado de wearables. No entanto, existe ainda alguma confusão sobre as diferenças que existem este tipo de dispositivo e smartwatches e pulseiras inteligentes.

Neste artigo, explicamos tudo, mostrando também algumas das vantagens que os anéis inteligentes trazem consigo.

Formato diferente, especificações distintas

imagem de uma mão com um anel
Os anéis inteligentes partilham algumas especificações com os smartwatches Crédito@Christinhume/Unsplash

Comecemos por dizer que os anéis inteligentes são também tecnologia vestível com capacidade para monitorizar vários parâmetros de saúde, assim como acompanham a prática de atividade física.

Agora vamos às diferenças. Em primeiro lugar, o formato é distinto. Os anéis são mais pequenos e bastante mais discretos que um smartwatch ou smartband. Este pode ser um argumento de venda para utilizadores que gostam de dispositivos mais pequenos e discretos.

Por outro lado, o ecrã dos anéis inteligentes será sempre bastante limitado, devido às suas dimensões mais reduzidas. Da mesma forma, a sua capacidade de armazenamento será igualmente inferior à fornecida pelos smartwatches.

A última diferença está no preço. Devido a necessitarem de tecnologia avançada mais compacta, os anéis inteligentes têm um custo superior ao encontrado nos smartwatches e, sobretudo, nas smartbands.

Vantagens do anel inteligente

Mas o anel inteligente apresenta também as suas vantagens. São mais pequenos e, por essa razão, menos invasivos que os restantes wearables. O formato também os torna mais discretos e convenientes de usar.

Outra das vantagens é a autonomia mais prolongada. Devido às especificações menos avançadas e funcionalidades específicas, estes dispositivos conseguem que a sua bateria tenha um maior tempo de vida útil.

Por fim, mas não menos importante, os anéis inteligentes funcionam melhor como um acessório de moda que, pelo seu design, podem ser usados nas mais diversas ocasiões, desde as mais formais até à rotina diária.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt