PS5 e Xbox Series X: a tecnologia da AMD que pode fazer a diferença

Bruno Coelho
Comentar

Se és jogador afincado, já ouviste falar da tecnologia DLSS da Nvidia. Na prática, a “Deep Learning Super Sampling" pega em imagens em resoluções menores e aprimora-as para estas atingirem uma qualidade superior.

FidelityFX Super Resolution com suporte para a PS5 e Xbox Series X/S a caminho

Esta é uma vantagem da NVIDIA face à sua grande rival AMD que, segundo as últimas informações se prepara para lançar a sua alternativa: a FidelityFX Super Resolution. E a grande novidade é que esta pode chegar com suporte para a PlayStation 5 e as Xbox Series X e S.

Esta tecnologia da AMD chegará com suporte para todos os produtos com arquitetura RDNA. Esse é o caso de gráficas como as das consolas de nova geração da Sony e da Microsoft e as RX 6000.

A grande diferença da AMD para a NVIDIA, é que só vai lançar a tecnologia quando estiver em pleno funcionamento. Recorde-se que a primeira versão do DLSS da NVIDIA não foi a mais estável, e a AMD não quererá correr esses riscos.

Linus Sebastian, do canal Linus Tech Tips, é citado pelo MP1st e afirma que a AMD quer a tecnologia seja “multiplataforma na verdadeira aceção da palavra”. No vídeo abaixo podes ver como a tecnologia é vantajosa, no exemplo da NVIDIA.

Tal como referimos acima, o DLSS (FidelityFX Super Resolution deve funcionar de forma semelhante) usa machine learning para fazer o chamado upscale de uma baixa resolução para uma superior. Na prática, terás melhor qualidade de imagem, sem que a taxa de frames sofra com isso.

Editores 4gnews recomendam:

  • Asus ROG Phone 5 é oficial: o 'rei' do gaming mobile voltou (e não vem sozinho)
  • Primeira PS5 refrigerada a água do mundo. Vê todo o processo em vídeo
  • GTA 5 e outros jogos violentos podem ser banidos nos EUA
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.