Próximos smartphones Google vão ter comunicações por satélite com a ajuda da Samsung

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Desde o longínquo lançamento do Pixel 6 que a Google inclui nos seus smartphones processadores Tensor com modems da Samsung. Mas este ano, com o lançamento do Pixel 9, a marca vai adicionar a funcionalidade de comunicações por satélite.

Vai mais uma vez recorrer ao know-how da Samsung nesta área e integrar modems da gigante sul-coreana para se ligar à rede de satélites.

Três equipamentos móveis Pixel vão ter modems da Samsung

imagem modem Samsung
Modem Exynos 5400 5G da Samsung vai ser mais rápido e eficiente a nível energético Crédito@Samsung

Mas, de acordo com o site SamMobile, o Pixel 9 não será o único dispositivo a incluir um modem da Samsung para fornecer comunicações por satélite. Diz o referido site que também o Pixel Fold 2 e o Pixel Tablet 2 vão incluir este componente da gigante sul-coreana.

Mas o site Android Authority dá ainda mais pormenores. Segundo esta fonte, os modelos Pixel 9, Pixel 9 Pro, Pixel Fold 2 e Pixel Tablet 2 vão estar equipados com o novo processador Tensor G4 que integra o modem Exynos 5400 5G da Samsung.

Este modem é mais rápido e fornece também uma melhor eficiência energética, além de contar com suporte para Redes Não Terrestres 5G para fornecer a funcionalidade de comunicações por satélite, em caso de emergência.

Dizem os rumores que esta funcionalidade vai estar presente na aplicação Satellite Gateway. Mas parece que os dispositivos vão ter de estar posicionados num alimento e direção específicos para se ligar à rede de satélite. Ao que tudo indica, a Google está também a desenvolver animações para explicar todo este processo aos seus utilizadores.

Google colabora com várias empresas para recurso de comunicações por satélite

Em fevereiro deste ano, a Google anunciou uma colaboração com a AST SpaceMobile, com o objetivo de promover a conectividade por satélite nos dispositivos Android.

Esta colaboração levou a que a gigante de pesquisa se juntasse às operadoras Vodafone e AT&T num investimento de 110 milhões de dólares (cerca de 103 milhões de euros) para ajudar a AST SpaceMobile a desenvolver as infraestruturas no espaço para este tipo de comunicações.

Dizem também os rumores que o próximo sistema operativo Android 15 vai reforçar ainda mais a funcionalidade de comunicações por satélite nos smartphones Pixel e, consequentemente, nos restantes dispositivos que executem o sistema operativo da Google.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt