Próxima ideia da Apple? Robôs domésticos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Depois de ter lançado o headset Vision Pro e ter cancelado o desenvolvimento do seu primeiro veículo elétrico, a Apple está a trabalhar num novo projeto inovador.

A agência de notícias Bloomberg está a avançar que a empresa de Tim Cook tem em mãos um novo projeto em tudo inovador: um robô doméstico.

Equipa da Apple IS envolvida no projeto do robô doméstico

imagem de um robô doméstico
Simulação de um robô doméstico Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Segundo as informações avançadas pela agência noticiosa, a equipa de Inteligência Artificial da Apple está já envolvida neste novo projeto, assim como também a equipa de engenharia de hardware.

O desenvolvimento deste possível robô doméstico está ainda numa fase inicial, mas a ideia é que o humanóide tenha capacidade para seguir os utilizadores por toda a casa.

A Apple não é a primeira empresa a apostar neste tipo de inovação. A Amazon lançou o seu robô doméstico Astro já em 2021. O Astro também segue os utilizadores graças ao seu sistema de rodas e responde a comandos Alexa, a assistente virtual da marca.

Já a Sony seguiu um caminho um pouco diferente com o seu famoso Aibo, o cão robô capaz de imitar comportamento típicos de um animal de estimação.

Recentemente, a Apple encerrou o projeto para o seu primeiro veículo elétrico, no qual trabalhava desde há já vários anos e que envolvia um vasto número de pessoas e também um investimento pesado.

A razão para a Apple ter abandonado este projeto está relacionada com os seus planos ambiciosos no campo da condução autónoma que, para já, não são ainda possíveis de executar com os parâmetros de qualidade que a empresa tem.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt