Project Treble da Google quer acelerar as atualizações do Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

É do conhecimento geral que a forma como as atualizações para o Android são levadas a cabo precisa de ser melhorada. É penoso os vários meses que muitos têm de aguardar para que o seu smartphone não Pixel ou Nexus receba a nova versão do Android e a Google tem plena noção disso.

Ao longo dos anos, a empresa de Mountain View tem vindo a redobrar esforços para que tal possa ser feito mais celeremente. Todavia, as coisas ainda não estão conforme a responsável pelo Android deseja e assim nasce o novo Project Treble, com vista em acelerar todo o processo.

Vê também: Motorola Moto X (2017) vê os seus segredos serem revelados em novo vídeo

Tal como se encontra estipulado atualmente, até que uma nova versão do Android chegue ao utilizador, existe uma série de passos necessários para o efeito. Depois de libertado o código fonte pela Google, este tem de passar pelas mãos dos construtores de processadores para smartphones, afim de que estes adaptem o código ao seu hardware.

Posto isto, este redesenhado código é enviado para as marcas que desenvolvem smartphones, para que estas adaptarem o código aos seus ideias. De seguida as marcas enviam o seu código para a aprovação por parte das operadores e só depois é que a nova versão do Android é libertada para o utilizador.

Como vês, este é um processo demoroso e dispendioso para todos os envolvidos. Com o novo Project Treble, a Google quer poupar tempo e dinheiro aos intervenientes, introduzindo a camada do fornecedor neste processo. A isto a Google chama de uma base modular.

Ou seja, esta nova camada quer introduzir uma espécie de base de dados para os drivers referentes ao mais variados processadores existentes. Desta forma, deixa de ser necessário que empresas como a Qualcomm tenham de reescrever, todos os anos, o código fonte do Android para que o mesmo seja compatível com o seu mais recente hardware.

Project Treble será lançado com a chegada do Android O

Desta forma, bastarão alguns ajustes ao nível da estrutura do próprio Android, podendo assim ser enviado diretamente para os construtores.

O Project Treble encontra-se já em fase de testes, sob o programa developer preview do novo Android O nos equipamentos Pixel. O mesmo será disponibilizado oficialmente com a chegada do Android O e será compatível com as versões seguintes.

Outros assuntos relevantes:

Samsung está a fazer sucesso na produção de chips e Processadores

Huawei Mate 9 estreia duas novas cores bem atraentes

Análise / Review: Samsung Galaxy S8 | Galaxy S8+

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.