Project NEON da Samsung consegue criar "humanos artificiais" impressionantes! (vídeo)

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Desde as últimas semanas de 2019 que circularam muitos rumores e algumas leaks sobre o Project NEON da Samsung. Ainda que não tivessem sido revelados grandes detalhes, desde cedo se percebeu que estaria relacionado com avanços no segmento da inteligência artificial.

Durante a sua presença na CES 2020, a Samsung apresentou finalmente o Project NEON de forma oficial. Desenvolvimento pela STAR Labs, este consegue criar "pessoas digitais" capazes de agir e interagir de forma idêntica a uma pessoa vulgar.

Samsung NEON vai revolucionar a forma como inteligência artificial é utilizada

Colocando de lado o quão "creepy" são estas personagens virtuais, as utilidades desta nova tecnologia são virtualmente infinitas. No entanto, é importante não esquecer que poderá ser utilizada também para fins menos "honestos". Por isso, é importante que sejam implementadas diversas medidas de segurança que não permitam uma utilização incorreta.

A Samsung tem grandes planos e ambições para este projeto revolucionário. De acordo com a marca, "no futuro vai ser possível subscrever/alugar o NEON como um representante, enfermeiro, porteiro ou contabilista." Vão ainda mais longe, afirmando que "com o passar do tempo, NEONs vão trabalhar como pivôs de televisão, atores, relações públicas ou simplesmente companheiros e amigos."

Este é um conceito difícil de imaginar num futuro próximo, mas não seria a primeira vez que a Samsung se colocaria muito à frente da concorrência no desenvolvimento de novas tecnologias. Pela descrição da marca, quase parece que estão a tentar de certa forma recriar uma realidade semelhante à do filme "I Robot", onde Will Smith é a figura principal.

Não se sabe ainda qual é o estado atual desta tecnologia

Ainda que as promessas sejam muitas, não é ainda possível ter uma real ideia de qual é o atual estado do Project NEON. Ainda que o vídeo promocional seja impressionante, é importante realçar que a Samsung utilizou atores para a sua gravação, e não os ditos "NEONs".

Até mesmo durante a sua presença na CES 2020, todos os elementos NEON foram simulados e criados de forma limitada, servindo apenas de forma ilustrativa.

Para já, sabemos apenas que será iniciada uma fase de testes do Project NEON antes do final de 2020, sendo esperada uma apresentação mais "sólida" durante a CES do próximo ano.

NEON será totalmente diferente de uma assistente virtual, afirma a STAR Labs

Durante a sua apresentação, a STAR Labs fez questão de saliantar que o NEON é totalmente diferente de uma assistente virtual. Não vai servir para "ouvir perguntas e dar respostas", mas sim dar continuidade a conversas complexas em diversos idiomas.

A empresa afirmou mesmo que o NEON é capaz de passar o teste de Turing, desenvolvido para determinar quando é que conseguimos destinguir, ou não, um humano de um robot. Assim sendo, é de esperar que seja praticamente impossível conseguir distinguir interações com o NEON ou um ser humano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Fold 2 pode poupar no processador para baixar o preço
  • Samsung irá mostrar um protótipo de um smartphone com ecrã slide na CES 2020
  • Samsung apresenta Ballie, a 'governanta' da tua casa inteligente (vídeo)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.