Project ARA desiste de Porto Rico

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 2 min.

Com as "remodelações" na Google alguns dos projetos mais ambiciosos como o Loon e Ara vão deixar de ser comandados diretamente pela Google e vão passar a ser dirigidos pela Alphabet que, ao ter como CEO e President Larry Page e Sergey Brin (criadores da Google), é como se nada tivesse mudado. De certeza que o Larry e o Sergey vão continuar a coordenar estes projetos da mesma forma que os coordenavam na Google e ao fazerem parte da Alphabet, todos estes projetos podem até beneficiar de uma maior liberdade e espaço de manobra que, provavelmente não iriam conseguir se fossem subdivisões da Google.

Relativamente ao Project Ara, neste momento toda a equipa ATAP já se devia estar a preparar para o mercado piloto que iria ter lugar em Porto Rico, mas novos acontecimentos, anunciados no Twitter oficial do Project ARA, sugerem que o piloto já não vai ter lugar em Porto Rico.

De acordo com os tweets, parece que o mercado piloto já não se vai realizar em Porto Rico, marcando apenas uma mudança nos planos originais da equipa por detrás do ARA. Ainda não temos nenhuma indicação de qual poderá ser o próximo local para a realização do mercado piloto, no entanto a equipa promete, também através do Twitter, avançar com mais novidade nas próximas semanas e também realça que o Project ARA não vai a lado nenhuma. Aliás, depois de mostrarem um protótipo funcional no Google I/O deste ano, o ARA deve estar no pináculo de desenvolvimentos neste momento e parar um projeto já com tanto trabalho investido, seria um simples desperdício.

A equipa ATAP provavelmente encontrou algum obstáculo que não estavam à espera que os está a impedir de avançar para Porto Rico e acabaram por decidir realizar o mercado piloto noutro local ou até devido à restruturação Google/Alphabet tiveram de parar o projeto por uns momentos para que a Alphabet se organize. Seja como for, este não vai ser o fim do Projeto ARA e daqui a umas semanas vamos ter algumas novidades que podem revelar onde vai ser o próximo mercado piloto, que deverá começar ainda este ano como planeado.

Aqui está a demonstração do Project ARA funcional ao vivo no Google I/O:

Talvez queiras ver:

  • Alphabet é o novo gigante e Google tem novo CEO
  • Project ARA - Recapitulação e novidades
  • Android M poderá receber nome oficial na próxima semana
  • Leak mostra Snapdragon 820 com 35% de melhor performance que o Snapdragon 810
  • Suposto Moto 360 2ª geração aparece por instantes do Twitter da Motorola
  • Depois do LG Nexus 5 (2015), este é o render do futuro Huawei Nexus