Programadores Android vão poder 'obrigar-te' a atualizar apps

António Guimarães

A Google anunciou em novembro uma nova ferramenta para os programadores de apps na Play Store. A mesma consiste na habilidade em 'forçar' atualizações nas apps.

Contudo, a empresa de Mountain View só atribuiu essa ferramenta ontem, durante o seu keynote Google I/O 2019. Programadores poderão então começar a avisar os utilizadores das suas apps que devem atualizá-las.

google play store

Esses avisos irão impedir o utilizador de utilizar a aplicação até que a atualização seja feita. Esta ferramenta tem o intuito de manter as apps seguras e atualizadas, eliminandos problemas de segurança ou incompatibilidade com versões anteriores do Android.

Pode parecer incomodativo mas é um mais um passo nos esforços da Google de manter a loja de aplicações segura e estável. Durante o Google I/O, foi dito que o sistema Play Protect analisa 50 mil milhões de apps diariamente.

É importante manter as aplicações atualizadas

Chet Haase, advogado do departamento Android, reforçou a necessidade desta ferramenta. Haase descreve uma situação onde actualmente, os utilizadores não são motivados a atualizar, mesmo que a atualização seja de extrema importância.

"Se tens uma atualização e não tiveres o modo automático activo, não saberás da sua existência até abrires a Play Store ou veres uma notificação. Mas se a nova atualização conter funções importantes ou correcções de segurança, é imperativo que os utilizadores a recebam o mais depressa possível." - Chet Haase.

pla uystore

A possibilidade de forçar as atualizações irá resolver os problemas exemplificados por Haase. A Google refere-se a esta ferramente como Inline Updates, cuja API (Interface de Programação de Aplicações) já está disponível.

Assim sendo, caso sejas um utilizador que não atualiza as apps por opção ou simplesmente ignora, prepara-te. A Google quer que atualizes as aplicações instaladas quer queiras quer não.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.