Primeiro iPhone do mundo com porta USB-C revelado em vídeo

Bruno Coelho
Comentar

A Apple de outrora tinha as suas próprias portas em todos os seus equipamentos. Mas depois de introduzir as portas USB-C nos seus portáteis, estendeu esta porta universal para os seus iPad Pro.

Mais tarde esta chegaria também ao iPad Air e, mais recentemente, chegou também ao iPad mini. Mas numa altura em que a Apple continua a fazer e a publicitar os seus esforços ambientais, o seu produto mais famoso continua a usar uma porta Lightning.

iPhone X foi modificado para funcionar com porta USB-C

Enquanto a Apple não lança um iPhone com USB-C, há quem já tenha conseguido modificar um iPhone X para tal. Ken Pillonel modificou um iPhone X para este funcionar com uma porta USB-C ao invés da tradicional Lightning.

O título deste vídeo é “O primeiro iPhone do mundo com USB-C”, e não é para menos. Na descrição do mesmo, é resumido o processo: “É isso. Finalmente construí o primeiro iPhone do mundo com uma porta USB Type-C. Ele suporta carregamento e transferência de dados”.

“A primeira parte foi sobre como fazer a eletrónica funcionar. Em seguida, a próxima etapa foi fazer a engenharia reversa do conetor Apple C94 e fazer o meu próprio PCB com uma porta USB-C fêmea. Em seguida, os esquemas para o projeto foram definidos e testados, e o final foi fazê-lo caber dentro do iPhone!”, afirma.

Por enquanto é bom salientar que este mod apenas foi revelado de forma curta no YouTube. A edição do vídeo completo já terá sido iniciada, sendo que em breve está prometida a revelação de todo o processo.

Recorde-se que a União Europeia propôs, em setembro, que o USB-C se tornasse o padrão de todos os smartphones. Caso esta proposta venha a ser aprovada, a Apple terá dois anos para levar esta porta até aos seus smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.