Primeiro dobrável da Apple poderá substituir o iPad Mini

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A entrada da Apple no mercado de dispositivos dobráveis tem gerado muita especulação. Muito pouco se sabe sobre o produto em questão, sobretudo o seu posicionamento no portefólio da tecnológica norte-americana.

Agora, contudo, um novo relatório da publicação coreana The Elec vem tentar esclarecer um pouco essa dúvida. Segundo o mesmo, o primeiro dispositivo dobrável da Apple pode substituir o seu tablet mais pequeno, o iPad Mini.

Dispositivo dobrável da Apple terá entre 7 e 8 polegadas e chegará em 2026

Este relatório baseia as suas previsões em informações obtidas junto da indústria. Segundo as mesmas, a Apple estará a considerar o lançamento de um dispositivo dobrável com um ecrã entre as 7 e 8 polegadas.

Apple iPad Mini

Esta incerteza atesta o facto de as especificações deste produto ainda não estarem totalmente definidas. Contudo, o seu lançamento para o mercado só deverá acontecer em 2026 ou 2027, no mínimo.

A Samsung Display e LG Display são as principais candidatas para serem as fornecedoras dos painéis dobráveis para este equipamento. Ambas as empresas sul-coreanas terão enviado amostras de ecrãs nesta faixa de tamanho para a Apple no ano passado.

Independentemente de quem for a fornecedora, fala-se que o produto será um iPhone dobrável ou um iPad Mini dobrável. E a realidade é que o tamanho em questão coaduna com ambos os equipamentos equacionados, mesmo que as suas especificações finais ainda não estejam finalizadas.

Ainda assim, isto ainda suscita algumas dúvidas, já que a Apple planeia a incorporação de paneis OLED no iPad Mini em breve. A ser isso verdade, poucos acreditam que a empresa faça essa transição para a manter no mercado durante dois ou três anos.

Apple tem planos para um dobrável com ecrã a rondar as 20 polegadas

O mesmo relatório olha ainda para o futuro mais distante dos dobráveis da Apple. E para esse espaço temporal surge a hipótese do lançamento de um equipamento ainda mais esquisito.

É referido que a Apple considera o lançamento de um equipamento dobrável com um ecrã na casa das 20 polegadas, apenas após o possível substituto ao iPad Mini. A questão que se coloca é: qual será a sua finalidade?

Além de não ser o desejo dos entusiastas do mercado mobile, o preço é outro fator que pode ser um grande entrava ao sucesso deste produto. Se os atuais dobráveis - na casa das 7 polegadas - já fogem à maioria das carteiras, o que dizer de um produto similar com 20 polegadas.

Ainda há muita incerteza sobre a incursão da Apple pelo mercado de dispositivos dobráveis e ainda não é este relatório que nos traz a clareza desejada. Com efeito, é importante aguardar por mais informações que possam esclarecer os planos da empresa americana para este segmento.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.