Primeiras impressões do Xiaomi 14: já experimentámos o novo smartphone

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi acaba de apresentar, em Barcelona, o Xiaomi 14. O novo topo de gama da marca vai chegar ao nosso mercado por 1099 €, como um dos equipamentos mais importantes já apresentados pela marca.

Já tivemos oportunidade de experimentar o novo smartphone e neste artigo podes ler as nossas primeiras impressões a este terminal. No futuro, claro, poderás esperar também uma análise completa ao equipamento.

Xiaomi 14

Tamanho e conforto em destaque

Ao contrário da versão Ultra, a Xiaomi aposta neste modelo num tamanho mais compacto. Tem 6,36 polegadas e um ecrã plano. Mas existe uma ligeira curvatura na moldura que ajuda o equipamento a ter uma ótima ergonomia.

O tamanho mais amigo de mãos pequenas, associado ao peso de 193 gramas, faz com que seja um smartphone muito agradável de se pegar. Promete de ser um dos melhores smartphones de 2024 para quem quer um topo de gama compacto e ergonómico.

Xiaomi 14

Design mantém-se

O design do Xiaomi 14 é de continuidade face à anterior geração. Mal olhamos para o equipamento nota-se que existem apenas aprimoramentos cirúrgicos. Algo que acaba por ser uma tendência nas principais marcas.

Ao manter o design, a Xiaomi acaba por criar uma identidade no aspeto do seu topo de gama. E se o tivermos numa mesa com vários equipamentos, ao longe, conseguimos facilmente identificar que aquele é o Xiaomi 14.

Xiaomi 14

Desempenho de topo e interface renovada

No pouco tempo que passei com o equipamento consegue notar-se uma boa otimização entre hardware e software. Não seria de esperar outra coisa, já que este vem com o Snapdragon 8 Gen 3 e é um dos primeiros equipamentos com HyperOS.

Este é o nome da nova interface da Xiaomi que corre por cima do Android e que se estende ao seu vasto ecossistema de equipamentos, como o automóvel Xiaomi SU7 Max. Não se pode dizer que exista um corte radical com a MIUI em termos estéticos. Mas o primeiro contacto é positivo.

Xiaomi 14

Variantes, cores e preço

O Xiaomi 14 vai estar disponível com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento nas três cores que podes ver neste artigo. Temos um verde jade e branco (mais espelhados) e um preto mate.

O preço de 1099 € é seguramente salgado, se tivermos em conta a oferta e opções no mercado. Mas só uma análise mais aprofundada, principalmente ao potencial das câmaras com dedo da ‘Leica’ poderá fazer perceber se são, ou não, valores justificáveis.

Xiaomi 14

Conclusão: a manter debaixo de olho

O Xiaomi 14 é um smartphone a manter debaixo de olho neste início de 2024. A Xiaomi quer, cada vez mais, afirmar-se uma marca capaz de competir no segmento premium com rivais como a Apple, a Samsung ou a Honor. E tanto este modelo como o Xiaomi 14 Ultra, pretendem transmitir isso mesmo.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.