Esta semana o Dicionário Priberam de Língua Portuguesa apresentou aos utilizadores uma interface renovada e mais fácil de usar. A mesma está otimizada tanto para computadores pessoais como dispositivos móveis.
Popularmente conhecido como “o Priberam”, chegou aos 14 anos de existência a 1 de abril, e o objetivo da renovação é contribuir para manter a sua posição não apenas como o dicionário com mais visitas em Portugal, mas também como um dos websites portugueses mais populares.
Barra de pesquisa passa a ser fixa no Priberam
Nesta nova vida do site, destaca-se a barra de pesquisa, que passa a ser fixa, mantendo a sua posição mesmo quando é feito o deslocamento vertical (“scroll”) da página. Isto vai facilitar sobretudo a sua utilização em dispositivos móveis.
Passa a haver visualização automática de imagens associadas aos verbetes, sempre que elas existam (até agora, isso só acontecia se o visitante clicasse num ícone específico).
Logo abaixo da barra de pesquisa, estarão em destaque as palavras mais pesquisadas do dia. Também fica facilitada a seleção variante de ortografia (portuguesa ou brasileira), do lado esquerdo da barra de pesquisa.
“Esta foi uma mudança pensada sobretudo para facilitar as visitas e as pesquisas dos nossos utilizadores, que foram instrumentais em estabelecer o Dicionário Priberam como o mais popular recurso do seu género em Portugal”, afirma Carlos Amaral, CEO da Priberam.
Em números, o Dicionário Priberam já conta com com 155 180 entradas lexicais, a que se juntam 8 683 locuções (total com locuções: 163 863). Tem 259 718 definições, 90 086 sinónimos, 8 652 antónimos, 92 467 etimologias e 1 317 nomes coletivos.
Destaque também para 14 342 indicações de conjugação verbal, 22 709 de pronúncia e 10 188 de morfologia. Contabiliza também 4 609 sentidos ilustrados com imagens.
Editores 4gnews recomendam: