Android-N-preview-hero

Seguindo a regra dos anos anteriores, é na Google I/O que a gigante das pesquisas costuma mostrar ao mundo pela primeira vez a sua mais recente versão do Android. Marcada já para o próximo dia 18 de maio, seria então esperado que a primeira versão utilizável do Android N fosse divulgada nessa altura.

   

Porém, e para nossa alegria, a Google disponibilizou já uma Preview do novo Android N, na qual podemos já ver algumas das novidades introduzidas. Inevitavelmente o primeiro pormenor sobre o qual prestei a minha atenção foi a gaveta de aplicações. Embora venha sendo rumorado que a mesma irá desaparecer nesta versão, a mesma para já ainda se encontra presente, o que mesmo assim não invalida a sua remoção em versões posteriores.

Android-n-multi-window-2

Mas passando para o que será efetivamente novidade, temos finalmente um modo multi-window a funcionar. Há muito que esta é uma funcionalidade prometida e que parece finalmente ter chegado.

Além de poderes ter duas aplicações abertas lado-alado, será ainda possível teres uma miniatura de um vídeo a que estejas a assistir por cima de qualquer outra aplicações, bem ao estilo do que acontece já na aplicação do Youtube.

Vê também: Parceria entre Google e HTC para os novos Nexus pode durar 3 anos

Android-N-pip-active

Outra novidade já constatada é uma nova barra de notificações, que agora quando é puxada para baixo automaticamente apresenta alguns atalhos para funcionalidades como o Wi-Fi, dados móveis, lanterna, entre outros.

Android-N-notifications

Quanto às notificações em si temos também novidades, nomeadamente uma apresentação geral mais simplista, quase como se estivessem agregadas numa só e ainda possibilidade de responderes às mesmas diretamente do painel. Há ainda um novo modo de poupança de bateria que será aplicado mesmo quando o ecrã do teu smartphone está desligado, mas que ainda não se sabe muito acerca do mesmo.

Estas são algumas das principais novidades apresentadas nesta primeira Preview do Android N e que certamente iremos detalhar em mais pormenor em artigos futuros. Até lá se quiseres experimentar por ti próprio as novidades, podes já fazer o download do novo Android N para o teu Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus 6, Nexus 9, Pixel C, Nexus Player e o modelo Android One General Mobile 4G.

Talvez queiras ver: