O Google One oferece vários planos de subscrição com muitas vantagens, numa vasta gama de preços.
O plano mais económico e comum, de nome "Basic", custa 2 euros por mês e oferece 100 GB de espaço de armazenamento. No final de julho, surgiram informações de que a Google estaria a trabalhar num novo plano "Google One Lite", possivelmente com um preço ainda mais baixo e benefícios reduzidos.
Um novo serviço Google
Este novo plano “Lite” foi agora lançado, oferecendo 30 GB de espaço de armazenamento adicional.
O novo escalão Lite foi recentemente lançado na Índia e custa 59 rupias (0,70 cêntimos). Oferece 30 GB de espaço de armazenamento adicional, no entanto, é tudo o que este oferece (segundo o The Indian Express). Este espaço de armazenamento é utilizável no Google Drive, Google Fotos e Gmail.
Ao contrário de outros planos do Google One, este não oferece mais vantagens, como a partilha com a família, o apoio prioritário ou o reembolso de compras na Google Store.
Em comparação, o nível básico do Google One custa 1,99 euros por mês e oferece 100 GB de espaço de armazenamento com suporte para partilha com a família. Assim, a opção Lite é quase 55% mais barata, oferecendo menos de metade do espaço de armazenamento adicional e sem outras vantagens.
Podemos esperar este plano em Portugal?
De momento, o novo plano Google One Lite só está a ser apresentado a alguns titulares de contas Google selecionadas, o que indica que a Google poderá estar a tentar obter um feedback mais amplo dos consumidores sobre o produto. Com base nessa informação, a empresa poderá expandir ou cancelar o lançamento do plano. Para atrair novos assinantes, a empresa também está a oferecer um mês de teste gratuito.
Não é claro se existe um preço anual com desconto para o plano Lite, tal como acontece com outros planos de subscrição do Google One.
O plano Google One Lite faz muito mais sentido se utilizares apenas o Gmail e o Drive e não te preocupares com ous outros serviços que a Google oferece.
Tendo em conta o preço e as vantagens, a Google poderá não expandir o nível Lite do One para os EUA, Reino Unido, Europa e outros mercados desenvolvidos. O plano mais barato apenas acrescenta valor em mercados sensíveis ao preço, como a Índia, onde o Gmail e o Fotos são extramemente populares.