Uma nova pesquisa realizada pela empresa NorVPN mostra que os portugueses são os terceiros melhores do mundo em conhecimento de cibersegurança e privacidade online.
Esta pesquisa contou com 26.174 respostas recolhidas em 175 países. Parabéns, Portugal!
Cerca de 74% dos inquiridos portugueses reconhecem os perigos online e sabem como os evitar
A empresa NordVPN acaba de divulgar os resultados da sua pesquisa global NPT – National Privacy Test – que averigua os conhecimentos dos utilizadores sobre cibersegurança e Portugal ficou no top 3.
De acordo com a referida empresa, os portugueses são os terceiros melhores em conhecimento de privacidade online. Melhor: cerca de 74% dos participantes nacionais mostrou reconhecer os perigos do mundo Web e como evitá-los.
Já em questões relacionas com comportamentos e ferramentas de segurança online, o resultado dos portugueses não foi tão positivo.
Desta vez, a pesquisa contou com 26.174 respostas que foram obtidas em 175 países. A Polónia e Singapura ficaram no primeiro lugar deste ranking, seguidas pela Alemanha e Estados Unidos da América e, por fim, em terceiro lugar Portugal, Áustria e Reino Unido.
Portugueses criam palavras-chave fortes
A pesquisa revela que os portugueses são bons a criar palavras-passe fortes (98%) e que conhecem os riscos de guardar informações relativas a cartões de crédito no browser (93%). Também sabem como lidar com ofertas suspeitas de serviços de streaming (92%) ou que informações sensíveis devem evitar partilhar nas redes sociais (91%).
Contudo, apenas 3% dos portugueses conhecem ferramentas online que protegem a privacidade digital, e apenas 1 em cada 10 sabe quais são as informações que os provedores de Internet (ISPs) coletam como parte de metadados.
Editores 4gnews recomendam: