Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Internet Rápida vs Lenta para Tarefas Diferentes? Eis a Solução!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

As conversas sobre velocidades de ligação à Internet costumam centrar-se num único valor: 100 ou 200 Mbps, por exemplo. No entanto, praticamente todos os pontos de acesso à Internet em casa possuem duas velocidades, uma das quais é muitas vezes ignorada, mas é aí que surgem as principais frustrações.

Em primeiro lugar importa clarificar que as ligações à Internet não têm um sentido único. Na prática, se estamos a transmitir música, a jogar jogos online ou a navegar na Internet, o que acontece é que servidores online e dispositivos pessoais trocam informações e dados em ambas as direções.

Há (sempre) dois sentidos na ligação à Internet

Internet Devolo

Ou seja, os dados ou são descarregados da Internet para dispositivos pessoais, ou são carregados de dispositivos pessoais para a Internet:

  • A velocidade de download exprime a velocidade a que o carregamento (“loading”) ocorre para o nosso computador ou dispositivo móvel. Por exemplo com imagens num browser, vídeos no YouTube e download de ficheiros.
  • A velocidade de upload exprime a velocidade a que, por exemplo, são carregadas (“uploaded”) fotos no Facebook ou Instagram, vídeos de família para grupos no WhatsApp ou anexos de ficheiros para emails. Isto é, do nosso computador para um determinado serviço na Internet.

As operadoras de telecomunicações dão menos realce à velocidade de upload

À primeira vista, as ofertas de acesso à Internet são muitas vezes pouco claras sobre a diferença considerável entre as velocidades de download e upload. Por exemplo, se for adquirida uma ligação com 100 Mbps, é provável que este valor se refira apenas à velocidade de download.

A velocidade de upload pode ser igual… mas também pode ser inferior. E é bom lembrar que ambos são sempre valores teóricos ideais: raramente se traduzem na prática.

As condições exatas variam dependendo do fornecedor e do contrato e devem ser examinadas de perto, particularmente quando se está à procura de uma nova ligação à Internet.

As velocidades de upload lentas estão cada vez mais a tornar-se uma fonte de impaciência. Importa ter isto em atenção ao assinar o contrato de telecomunicações e acesso à Internet.

Baixa velocidade de upload pode ser fonte de problemas

Internet Devolo

Mas, porque é que existe sequer uma diferença entre as velocidades de upload e de download? A razão é principalmente histórica.

Por um lado, as linhas de dados mais antigas (caso do ADSL, que utiliza a rede telefónica física) têm uma capacidade limitada. Por outro lado, a velocidade de download em casas particulares foi, durante muito tempo, simplesmente mais importante para os utilizadores.

No passado recente, fazíamos sobretudo downloads e “consumíamos”. Raramente “produzíamos” e fazíamos uploads. Agora, porém, as circunstâncias estão a mudar, o que resulta em frustração.

Quando se está habituado a fazer streaming 4K nas noites de cinema em casa sem qualquer problema, mas um carregamento extremamente importante do escritório em casa para o servidor da empresa passa pela linha à velocidade de um caracol.

Ora, é natural que fiquemos impacientes.

É a mesma impaciência que surge quando conseguimos fazer download de um videojogo acabado de lançar em tempo recorde. No entanto, temos dificuldades em manter uma qualidade de imagem HD durante uma videochamada com família ou amigos.

Comecemos por medir a velocidade da Internet

Internet Devolo

Estão disponíveis várias ferramentas fáceis de usar para testar a velocidade da Internet – e sem ter de criar uma conta. Um bom exemplo destas ferramentas é o Speedtest da Ookla.

Estas ferramentas podem ser utilizadas para medir as velocidades atingidas para downloads e uploads na prática. Depois é possível confirmar se o acesso fornecido à Internet está realmente de acordo com o que foi prometido.

Caso contrário, deverá contactar a operadora (fornecedor) para encontrar possíveis causas para o problema. Para obter as medições mais precisas possíveis há algumas dicas a considerar:

  • Fazer múltiplas medições em diferentes alturas do dia;
  • Fazer a medição usando um cabo Ethernet, se possível;
  • Desligar todos os dispositivos com uma ligação online que não estejam a ser utilizados para a medição, se possível.
devolo Magic 2

Velocidades Máximas: 2400 WiFi
Porta: Gigabit Ethernet
Adaptadores: 2 incluídos

Em todo o caso, podemos sempre reforçar a qualidade da ligação na nossa casa com Kits como o da Devolo Powerline. É uma solução já testada e aprovada pela 4gnews, com resultados evidentes.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.