Portugal bane a Huawei das suas redes móveis 5G

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A nação lusa pode tornar-se no mais recente palco de mais um revés para a Huawei e demais empresas chinesas focadas na construção e desenvolvimento de infraestruturas de redes 5G.

Segundo avança a agência Reuters, o Governo de Portugal terá decidido, no final da última semana, impedir determinados agentes de participar na infraestrutura de redes em apreço.

Portugal bane a Huawei das suas redes móveis 5G

Huawei 5G

Mais concretamente, por vontade governamental, a Huawei e outras empresas sediadas na China ficarão de fora das redes móveis 5G, bem como outras entidades com sede fora da NATO.

De igual modo, empresas baseadas fora da OCDE ficarão igualmente privadas da participação e acesso à construção de redes móveis 5G em Portugal.

Tal facto é agora exposto após ter trabalhado com a Huawei durante vários anos. Ou seja, o Governo toma agora uma atitude diametralmente oposta para com esta (e outras) empresas chinesas.

O comunicado foi emitido pelo Gabinete Nacional de Segurança (GNS). Este órgão considera as empresas sediadas fora de nações integrantes da NATO e da OCDE como representantes de "de grande risco" para a segurança nacional.

Ou seja, entidades não europeias como a ZTE também serão excluídas das redes móveis 5G em Portugal e não só a Huawei.

Huawei não terá conhecimento da decisão em Portugal

Em jeito de resposta um porta-voz da Huawei, em declarações ao Financial Times, afirma que a empresa não teve conhecimento prévio da questão. Aliás, aponta que tão pouco terá sido ouvida ou interpelada pelas entidades nacionais competentes.

Importa recordar que ao longo das duas últimas décadas a Huawei tem trabalhado junto de várias operadoras de telecomunicações em Portugal. Aliás, tornou-se numa das marcas favoritas dos portugueses durante a última década graças aos seus smartphones Android qualidade / preço e capacidades fotográficas.

Não obstante, a restrição agora levantada pelo governo de Portugal vai ao encontro do bloco ocidental. Portugal é a mais recente nação a banir as empresas chinesas, seguindo o exemplo do Canadá, Dinamarca, Suécia, Estónia, Letónia e a Lituânia.

Por fim, importa frisar que já em 2020 as três grandes operadoras de Portugal haviam manifestado a sua intenção em não empregar equipamentos Huawei nas suas redes 5G.

Em suma, tudo aponta para uma efetiva barreira à Huawei e demais empresas chinesas no nosso país em tudo o que tiver a ver com as redes móveis de quinta geração.

FT Exclusive: A document from the Portuguese government’s cyber security council laid out the rationale for an eventual ban on some 5G equipment, including Huawei’s, delivering a severe blow to the Chinese company’s ambitions in Europe https://t.co/OvdqoQo8P1

— Financial Times (@FinancialTimes) 26 de maio de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.