Depois de se tornar num dos principais fornecedores de chips no mercado global de smartphones, a Qualcomm continua em busca de um lugar ao Sol no reino dos SoCs para laptops, embora sem a força que já demonstra nos telefones.
A mais recente plataforma de alto-desempenho Snapdragon X Elite tem sido a arma da empresa para combater a hegemonia da Intel no mercado dos laptops de gama média-alta e, desta vez, cabe à Honor apostar neste SoC para uma nova versão do seu MagicBook Art 14 no mercado europeu.
Aposta na autonomia e na IA
Depois das versões deste modelo baseadas em chipsets Intel, a Honor lançou uma versão com o Snapdragon X Elite na China que, agora, chega também à Europa.
É uma máquina com um chassis ‘ultra-slim’ de 1cm de espessura e 1Kg de peso, que guarda no seu interior um conjunto de características de topo, apostando sobretudo na autonomia, no equilíbrio entre potência e eficiência e nas funcionalidades alimentadas por IA.
No centro do Honor MagicBook Art 14 está assim o Snapdragon X Elite, um SoC que integra um CPU Qualcomm Oryon de 12 núcleos a 4,0 GHz, uma versão de processamento gráfico Qualcomm Adreno capaz de atingir 3.8 triliões des operações de vírgula-flutuante por segundo, bem como uma Neural Processing Unit (NPU) Qualcomm Hexagon, que a Qualcomm indica alcançar até 45 TOPS de potência de computação.
Neste último componente para o processamento de IA, a utilização é apontada não só ao “tratamento de tarefas complexas”, como à gestão da câmara rotativa integrada, incluindo funções de seguimento inteligente de motivos, remoção magnética da câmara e desfocagem do fundo.
Outras características de topo
O novo Honor MagicBook Art 14 com o Snapdragon X Elite inclui um ecrã OLED de 14,6” tátil, que alcança uma resolução de 3,1K (3120 x2080 pixéis) e taxa de refresh de 120Hz.
Em conjunto com o SoC, a utilização do OS ‘Turbo 3.0’, proprietério, permite otimizar a autonomia da bateria incluída, que pode chegar às 10,6 horas num normal dia de trabalho e às15,22 horas na reprodução de vídeo a 1080p. Para este desempenho contribuem também os 32 GB de RAM incluídos e 1 TB de armazenamento por SSD.
No site da Honor da Alemanha, o novo MagicBook Art 14 com o Snapdragon X Elite já está disponível para encomenda por 1.699,90€, com entrega a partir de 18 de dezembro. Já na versão portuguesa, no entanto, a marca continua a não incluir laptops no seu portefólio de produtos.