Portal do Eleitor renovado: mais poder nas mãos dos portugueses

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Portugal deu nos últimos dias um salto digital com o relançamento do Portal do Eleitor. Esta é uma plataforma que pretende revolucionar a interação dos cidadãos com os serviços de administração eleitoral e recenseamento.

Esta novidade não só reforça o compromisso do Governo com a transparência e a acessibilidade, mas também coloca Portugal no mapa como um dos países pioneiros na digitalização de serviços eleitorais. O Portal do Eleitor 2.0 é um verdadeiro canivete suíço digital para o cidadão português.

Design do novo Portal do Eleitor
Design do novo Portal do Eleitor

O que podes encontrar no novo Portal do Eleitor

O novo Portal do Eleitor integra diversos serviços num único local e permite que cada indivíduo possa, de forma rápida e encriptada, consultar e gerir aspetos essenciais da sua vida eleitoral. Esta plataforma, lançada pelo Ministério da Administração Interna, é acessível através do endereço https://www.portaldoeleitor.pt.

Agora, é possível, por exemplo, alterar a morada de residência associada ao Cartão de Cidadão diretamente do conforto de casa. Um processo que se reflete automaticamente em diversas entidades, incluindo a Autoridade Tributária, a Segurança Social, o SNS e o próprio Recenseamento Eleitoral.

Este serviço, disponível no site www.eportugal.gov.pt, elimina a necessidade de visitas presenciais a diferentes departamentos, poupando tempo e recursos. Para os portugueses residentes no exterior, o novo portal é uma janela aberta para a sua participação cívica.

Enquanto o recenseamento é voluntário no estrangeiro, a nova plataforma facilita tanto a inscrição como o cancelamento no Recenseamento Eleitoral. Esta funcionalidade é crucial para garantir que os direitos eleitorais acompanhem os cidadãos, independentemente de onde estabeleçam residência.

Outras funcionalidades a notar incluem a capacidade de obter a Certidão de Eleitor Eletrónica, consultar notificações mensais enviadas pela Administração Eleitoral e e até mesmo aderir à Bolsa de Agentes Eleitorais do respetivo município para aqueles que residem em território nacional.

Além disso, os cidadãos têm agora mais controlo sobre as suas informações pessoais. Podem verificar os dados que constam no seu Cartão de Cidadão e na sua inscrição no Recenseamento Eleitoral. Se detetarem alguma discrepância, podem solicitar uma correção diretamente à Administração Eleitoral-Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (AE-SGMAI).

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.