O legado de Ferdinand Porsche continua vivo e pujante à medida que abraça também a motorização elétrica nos seus planos para o futuro. Segundo avança Ingo Scheinhütte, responsável da Porsche pelo design de produto, os veículos elétricos da marca alemã "terão que ser uma evolução" face a todo o legado da empresa.
Famosos que são pelo seu desempenho, os carros da Porsche têm uma mística poderosa, sustentada na tradição, na motorização e também no design dos seus carros. Agora, o foco recai no design dos próximos carros elétricos (EV's) com resultados cativantes.
Mission X é um dos carros conceptuais da Porsche
Segundo avançou o próprio Scheinhütte à publicação Autocar, o aspeto dos novos veículos terá que inovar. Terá que criar um poderoso impacto junto dos consumidores e demais fabricantes automóveis ao mesmo tempo que respeita e honra a tradição automobilística alemã.
Focando-se não só na tradição mas também na tecnologia, o próprio Mission X, veículo de conceito revelado no passado mês de junho, integra já uma boa parta da visão de futuro para a marca.
Aliás, nas palavras de Oliver Blume, CEO da Porsche, "O Porsche Mission X é um farol de tecnolgia para os carros desportivos do futuro. Escolhe e seleciona a chama dos desportivos mais icónicos das décadas passadas como o 959, o Carrera GT, bem como o 918 Spyder antes dele."
Blume reitera ainda que a Porsche manteve-se como paradigma de marca desportiva ao mudar constantemente e aprender com o seu legado. Desse modo, com o novo Mission X a Porsche criou aqui o seu novo precedente, a base sobre a qual construirá os próximos super desportivos para o futuro.
Respeitando a tradição, mas de olhos postos no Futuro
Mais ainda, o próprio CEO frisou que o novo Porsche Misson X tem as mesmas dimensões do Carrera GT, bem como do 918 Spyder, mas abraça agora um novo design. Em si incorpora novos elementos visuais e adapta-se também à motorização elétrica.
O novo Porsche Mission X mantém a assinatura de luz conseguida com as óticas bem trabalhadas, famosas pelos 4 pontos luminosos nos faróis frontais. Temos também uma barra de luz completa com a marca "Porsche" que se ilumina rubra sempre que o pedal do travão é pressionado.
O objetivo? Criar um novo Porsche, apto para desafiar os padrões da indústria, mas respeitando o passado, mantendo vários pontos de contacto com os modelos mais icónicos da marca.
Logótipo integrado na barra de iluminação traseira do Porsche Mission X
O responsável pelo visual dos carros desta marca referiu que, ao invés de ter apenas uma barra contínua de iluminação na traseira, como acontece em modelos prévios, optaram agora por integrar o logótipo da marca neste elemento.
Além disso, Scheinhütte referiu que este design não deverá ser adaptado e integrado no segmento SUV. Para tal, alegou que, quanto mais se aproximam do segmento SUV, menos oportunidade para jogar com estes efeitos 3D existe dadas as restrições destes veículos.
Por outras palavras, é nos super desportivos que a Porsche quer continuar a apostar primordialmente, fazendo-o também com o design arrojado sob a batuta de Scheinhütte. Os resultados estão arrojados, disso não temos a menor dúvida.
Editores 4gnews recomendam: