Porque é que a One UI é tão única? A Samsung explica!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung está a apostar tudo na One UI, a sua nova Os 15 jogos Grátis mais populares da Google Play Store neste momento

A Samsung pretende simplificar a utilização dos dispositivos através de uma interface limpa, espaço e que melhore a acessibilidade a tudo.

O painel de notificações permite uma visão mais orgânica

Quando abrimos as notificações, a barra de definições rápidas extende-se para o fundo do ecrã. Isto permite uma melhor interação para utilização de uma mão só. Um problema de ergonomia presente em muitos smartphones com ecrãs grandes.

Uma área de visualização simplificada

Em segundo lugar temos uma alteração na maneira como visualizamos e interagimos com o conteúdo. Agora, o utilizador interage ao tocar nos elementos na parte inferior do ecrã. Já a parte superior mostra o conteúdo das aplicações.

A One Ui apresenta-nos esse conteúdo através de "blocos de foco" que mostram menos informação mas que mantém o utilizador mais focado, de acordo com a Samsung. Estes blocos mantém uma aparência arredonda e minimalista, combinando com toda a estética da interface.

Elementos relevantes e o "dark mode"

Em terceiro lugar, a One UI também reduz o número de elementos interactivos, removendo tudo o que seja irrelevante para a ação em questão.

Um exemplo disso é quando um utilizador insere um número na aplicação de telemóvel, apenas aparecem as opções de criar contacto ou iniciar chamada.

Esta interface não estaria completa sem também incluir um modo escuro ou modo nocturno. Contudo, a One UI não se limita a fazer o contraste de branco para preto. O tom, brilho e aspecto no geral é alterado para melhor conforto visual.

Em conclusão, todas estas novas implementações parecem de facto benéficas. A Samsung pretende que a One UI não seja vista como mais uma "skin" mas uma experiência completamente diferente das outras marcas, aliada ao Android na totalidade e complementando o sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei Honor 9 começa a receber o novo Android Pie e EMUI 9

Xiaomi lança coluna para rivalizar com Google Home

Isto não abranda! Nova versão (APK) da Google Play Store chegou!

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.