POCO F4 versus POCO X4 GT: frente a frente entre dois titãs acessíveis

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Esta semana, a Xiaomi lançou no mercado europeu os novos POCO F4 e POCO X4 GT, sendo que ambos se caracterizam pelo seu custo acessível e especificações interessantes.

Colocámos os dois novos terminais frente a frente para que possas decidir qual o modelo que melhor responde às tuas necessidades e desejos enquanto utilizador.

Processador, memória RAM e armazenamento

POCO F4 POCO X4
Crédito@Divulgação Xiaomi

Comecemos pelo "coração" dos dois novos smartphones POCO. O modelo F4 tem aos comandos o processador Snapdragon 870 emparelhado com de até 12 GB de memória RAM e de até 256 GB de armazenamento interno UFS 3.1.

Por sua vez, o X4 GT está equipado com o chip MediaTek Dimensity 8100 com 8 GB de memória RAM e de até 256 GB de armazenamento interno UFS 3.1.

Ainda que o POCO F4 conte com mais memória RAM, o X4 GT integra um chip mais recente e que está apenas um patamar abaixo dos poderosos Dimensity 9000 e 9000+ da MediaTek. Portanto, para todos os utilizadores que considerem o chip o componente mais importante, não há dúvidas sobre o modelo a escolher: terá de ser o POCO X4 GT.

Parte ótica

Ambos os novos terminais contam com uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 64 megapixéis, um ultrawide de oito megapixéis e um sensor macro com dois megapixéis de resolução.

Mas há uma pequena grande diferença entre os dois modelos. É que o POCO F4 está equipado com estabilização ótica de imagem, o que sem dúvida melhora a qualidade das fotos captadas.

Por essa razão, os adeptos de fotografia devem olhar com "todo o carinho" para este último novo modelo da submarca da Xiaomi.

Ecrã

No que diz respeito ao ecrã, o X4 GT está equipado com um painel IPS LCD de 6,6 polegadas com uma resolução de 2460x1080 pixéis e uma taxa de atualização de 144 Hz. Por sua vez, o F4 conta com um ecrã AMOLED de 6,6 polegadas com uma resolução de 2400x1080 pixéis e uma taxa de atualização de 120 Hz.

Ambos têm certificação HDR10+ e Dolby Vision, mas há um ponto fulcral que os distingue: o tipo de painel que usam. Os ecrãs AMOLED são capazes de fornecer uma qualidade que os painéis IPS LCD não conseguem e, por isso, os utilizadores que gostam de ver conteúdos streaming no seu smartphone devem considerar o modelo F4.

No entanto, a taxa de atualização de 144 Hz do X4 GTpode ser uma especificação decisiva para os utilizadores gamers.

Bateria

POCO F4
Na imagem POCO F4 Crédito@Divulgação Xiaomi

Neste ponto em específico, podemos considerar que os terminais registam um empate técnico. O POCO X4 GT está equipado com uma bateria maior de 5.080 mAh que, por essa razão, aguenta mais tempo sem ser carregada.

Mas a bateria de 4.500 mAh, por ser mais pequena carrega mais rapidamente. Visto que ambos contam com suporte para carregamento rápido de 67 watts, acabam empatados porque nenhum consegue o título de rei da autonomia.

Preço

De resto, há sempre o fator decisivo do preço. O POCO F4 terá um custo a partir de 349 euros enquanto que o X4 GT começará nos 299 euros. Ambos são acessíveis à maior parte das carteiras, mas o modelo X4 GT não passa a barreira psicológica dos 300 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt