PlayStation 5: tecnologia anti-batota chega à consola da Sony

Bruno Coelho
Comentar

Para todos o programadores e produtores da PlayStation 5, ficou agora disponível o sistema “Denuvo” da Irdeto. Este junta-se à PS5 Tools e ao programa Middleware de forma a combater a “batota”.

Segundo os números revelados pela própria empresa em comunicado, esta já providenciou segurança para mais de 2 milhões de jogos únicos instalados nas várias plataformas. E terá ajudado a manter seguros mais de mil títulos.

PS5 Playstation 5

Esta tecnologia já se encontra disponível tanto em PCs, como consolas e Android ou iOS. E mais importante que tudo, afirmam não influenciar negativamente o desempenho dos jogos enquanto atua.

Este é um género de tecnologia muito importante, principalmente em jogos onde tens de lidar com muitos jogadores. Mas é bom referir que, apesar de dizer o contrário, o sistema da Denuvo já foi no passado acusado de desacelerar jogos.

Tal como escreve o XDA-Developers, o produtor do Tekken 7, Katsuhiro Harada, terá dito que vários movimentos no jogo registavam queda de frames por culpa da encriptação deste sistema da Denuvo.

Sistema Denuvo foi retirado de jogos como Doom Eternal ou Metro Exodus

De referir ainda que este mesmo sistema terá sido retirado de títulos como Doom Eternal ou Metro Exodus. No caso do primeiro terão sido enfrentados problemas de segurança na versão para PC, e no segundo terá sido por problemas de desempenho.

O Denuvo assume ter a “missão de trazer a justiça e a diversão de volta” a quem queira proteger os seus jogos de piratas informáticos e batoteiros na PlayStation 5. Segundo o Global Gaming Survey, 77% dos jogadores já terão vivenciado este tipo de problemas em jogos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.