Sony mostra-nos velocidade assustadora da PlayStation 5 face a PS4 Pro (vídeo)

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Durante uma reunião de investidores, a Sony demonstrou a capacidade de carregamento da PlayStation 5. Utilizando o jogo Spider-Man como exemplo, os tempos de 'loading' são extremamente mais rápidos na consola da próxima geração.

A comparação foi feita com uma PS4 Pro e os resultados são impressionantes. A PS4 demorou 8 segundos a carregar um nível do jogo. Contudo, a PS5 fez o mesmo em menos de um segundo. Esta velocidade é conseguida maioritariamente através do novo disco SSD.

A PlayStation 5 consegue lidar melhor com mapas dinâmicos que carregam à medida que o jogador se aproxima deles. Assim sendo, evitam quase a 100% os tempos de espera ou carregamentos intermédios ao qual estamos habituados nos jogos.

A próxima consola da Sony vai exibir gráficos 8K, áudio 3D, armazenamento SSD e ainda uma função muito desejada: retro compatibilidade. A PS5 poderá correr títulos da PS4 sem problema, uma funcionalidade perfeita para quem já possui uma vasta colecção de jogos.

Ainda há muito para revelar da PlayStation 5

Tão cedo não iremos saber os detalhes mais interessantes da PS5 como preço e datas de lançamento, ainda é cedo. A Sony parece estar a tomar o seu tempo com a consola e é assim que deve proceder. Num mercado de consolas cada vez mais homogéneo, é necessário um produto que se destaque, sem dúvida.

Um dos detalhes mais interessantes da PS5 é o seu processador de 8 cores Ryzen e a capacidade de ray-tracing nos seus gráficos. O ray-tracing é o próximo passo na evolução visual dos gráficos consistindo num novo método de renderizar luz e sombras em objetos.

A Sony também tem apontado para o gaming em nuvem, o que pode ser uma possibilidade na PlayStation 5. Considerando que a empresa possui o serviço de streaming PlayStation Now, podem juntar o útil ao agradável e dar o primeiro passo nos jogos armazenados em nuvem.

Mesmo assim, a Sony afirma que ainda acredita na escolha dos jogadores para influenciar as opções da consola. A empresa japonesa sugeriu ainda que a PS5 pode vir com leitor de blu-ray e suporte para streaming, o que faz todo o sentido para uma consola da próxima geração.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.