PlayStation 5: Revelados mais detalhes sobre a nova consola da Sony

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony não marcará presença na edição deste ano da E3, mas isso não nos impede de ficarmos a saber mais sobre a sua nova consola. O CEO da PlayStation revelou, em entrevista à CNET, novos detalhes acerca de PlayStation 5.

Suporte para saves de consolas anteriores é uma das principais novidades

Talvez a mais interessante das novidades reveladas por Jim Ryan seja a possibilidade de continuarmos o progresso de um jogo, mesmo que esse tenha sido conquistado numa versão diferente da consola. De uma forma simples, poderás pegar num save da tua PlayStation 4 e continuá-lo na nova PlayStation 5.

Caso assim o queiras, poderás ainda pegar nesse jogo e levá-lo novamente para a tua PlayStation 4. Ou seja, o limite de hardware parece ser cada vez mais uma coisa do passado com a próxima consola da Sony.

Esta é uma das possibilidades da vindoura PlayStation 5 que certamente mais curiosidade suscitará entre os jogadores. O CEO da PlayStation não deu mais pormenores acerca do funcionamento desta novidade. A compatibilidade da PS5 com jogos de gerações anteriores da consola ou serviço PlayStation Now poderão ser razões para esta funcionalidade.

Gráficos de 4K a 120Hz é outras das novidades para a PlayStation 5

Ainda na mesma entrevista à CNET, o CEO da PlayStation dá-nos mais pormenores sobre o poder gráfico da nova consola. Segundo ele, a PlayStation 5 suportará gráficos 4K com uma taxa de atualização de 120Hz.

Esta taxa de atualização é superior a muitas das televisões que existem no mercado. Por conseguinte, espera-se que a próxima consola da Sony entregue uma experiência de visualização como nunca antes vista no seu portefólio.

Discos SSD também potenciarão um melhor desempenho da consola da Sony

Outra das novidades conhecidas é a presença de discos SSD dentro da PlayStation 5. Substituindo os habituais discos HDD, a próxima consola da Sony apresentará um melhor desempenho.

Com discos SSD estão garantidas maiores velocidades de leitura e escrita. Desse modo, é garantido que a nova consola execute de forma mais rápida muitas das suas ações quotidianas.

Quando será lançada a PlayStation 5?

Na verdade, ainda não temos informações oficiais para a apresentação desta consola. A Sony tem revelado alguns pormenores da PlayStation 5 aos fãs, mas a sua apresentação continua a ser uma incógnita.

Ainda assim, rumores dizem-nos que a nova consola da Sony poderá ser apresentada no final do próximo ano. Novembro de 2020 é a data avançada pelo analista Hideki Yasuda.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.