PlayStation 5 Pro promete estabelecer um novo patamar de desempenho

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A espera pelo lançamento da PlayStation 5 Pro continua, assim como a expectativa acerca das melhorias que a mesma trará. Para aguçar ainda mais o entusiasmo dos fãs, temos um novo leque de informações que demonstram que esta consola será a mais potente do mercado.

Os dados foram avançados no canal Moore’s Law Is Dead com base em documentação interna da Sony. Esses documentos mostram como a empresa está a desenvolver uma consola que será 45% mais poderosa que a sua antecessora.

Nova GPU da PlayStation 5 Pro colocará a consola num novo patamar

Os documentos a que Moore’s Law Is Dead teve acesso atestam que o nome interno da consola é "Trinity". Este é um dado relevante, pois, alinha-se com rumores anteriores e conferem maior dose de credibilidade aos mesmos.

Uma das principais novidades da PlayStation 5 Pro será a implementação de uma GPU maior com mais unidades de computação (CU) e memória mais rápida. Isto ajudará a nova consola da Sony a ser 45% mais veloz que o atual modelo.

Também o desempenho de ray tracing da PS5 Pro sairá significativa beneficiado com esta nova unidade gráfica. Ao que tudo indica, estaremos perante melhorias 2 a 3 vezes superiores, podendo mesmo quadruplicar o seu desempenho em alguns casos.

Espera-se ainda que a Sony melhore os seus algoritmos de machine learning. Deste modo, a PlayStation 5 Pro pode atingir uns impressionantes 67 TFLOPs a 16 bits.

Para contextualizar estes valores, importa relembrar que a Xbox Series X apresenta um desempenho de 12 TFLOPs. Ou seja, a próxima consola da Sony prepara-se para pulverizar a concorrência.

Nova tecnologia de upscaling pode levar jogos até aos 8 K

É ainda mencionado que a Sony está a trabalhar numa tecnologia chamada PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR). Em síntese, esta usará machine learning para melhorar a resolução dos jogos.

Ao que tudo indica, o objetivo da Sony é oferecer uma resolução 4K, podendo em alguns casos chegar mesmo aos 8 K. É uma tecnologia que poderá vigorar em outros produtos que a empresa lançará no futuro.

É ainda falado que a PS5 Pro contará com resolução de entrada dinâmica. No fundo, esta tecnologia irá ajustar automaticamente a resolução base dos jogos para proporcionar uma experiência estável em todos os cenários.

Tudo isto deixa os fãs ansiosos por ficar a conhecer a próxima consola da Sony. Os rumores referem que a PlayStation 5 Pro será desvendada no final de 2024, porém, a empresa nipónica ainda não abordou esse tema.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.