PlayStation 5 fez "história" ao bater consola icónica da Nintendo neste aspeto

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente, a Sony partilhou o seu relatório financeiro, que nos deu a conhecer a venda total de 65,5 milhões de unidades da PlayStation 5 (PS5). Não deixa de ser um dado interessante, já que significa que a PS5 ultrapassou o Nintendo Entertaining System (NES) em termos de vendas.

Trata-se de uma consola icónica da Nintendo, ainda que, tal como refere a Gizchina, os 65,5 milhões de vendas ainda estão bem longe da Nintendo Switch. Importa referir que a consola mencionada já vendeu 146 milhões de unidades.

O próximo “alvo” da PS5

Sendo as vendas o grande objetivo da Sony, não é propriamente arriscado dizer que o próximo “alvo” a ser batido é a Nintendo 3DS. Recorde-se que a consola em questão vendeu perto de 76 milhões de exemplares.

Ainda há um caminho a percorrer, é certo, mas a proximidade faz com que este possa ser considerado um objetivo realista. De forma a entendermos o momento atual da PS5, poderá ser útil olharmos para as suas vendas nos últimos meses.

PS5 pro
Imagem Ilustrativa (via PlayStation)

Os números da PS5 nos últimos meses

Segundo a mesma fonte, a Sony conseguiu realizar 3,8 milhões de vendas no 3º trimestre de 2024. Em termos de valores, trata-se de uma queda considerável, face ao período homólogo de 2023, em que foram vendidas 4,9 milhões de unidades.

Contudo, também podemos olhar para as vendas de jogos da Sony como um todo, de maneira a entender que o “bolo” total não foi propriamente afetado. Tanto assim é que, de 2023 para 2024, o crescimento é de 15%.

Quer isto dizer que foram vendidas 77,7 milhões de cópias de jogos, um claro indicador de que os jogadores continuam interessados nos jogos da PlayStation. Um jogo que muito terá influenciado nestes números foi o “Astro Bot”.

Este, num espaço de tempo bastante curto, conseguiu vender 1,5 milhões de cópias. Convém referir que este é um jogo exclusivo bastante popular, o que parece ter sido uma estratégia ganha por parte da Sony.

Se olharmos à receita, também há motivos para sorrir. Assim é, já que a Sony faturou mais 57%, concentrando as vendas de hardware e software também. De forma a termos um contexto global, só a divisão de jogos faz 45% do lucro líquido total da Sony.

Resta esperar se a PS5 sempre conseguirá continuar a bater recordes e superar a marca da Nintendo 3DS.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.