A aprendizagem, o domínio, ou mera fluência de outro idioma como o inglês, francês ou castelhano e até o alemão são de extrema valência para qualquer pessoa em pleno 2023. Seja em contexto de viagem, estudo, ou trabalho, é cada vez mais importante saber pelo menos um pouco de outra língua que não o nosso belo português.
A pensar nisso, a Google quer tornar o seu motor de busca, a Pesquisa Google, numa ferramenta intuitiva e estimulante para nos ajudar a praticar outro idioma. Em particular para começarmos a fazer as perguntas ao Google em inglês, atualmente a língua universal. Por isso, muito em breve teremos novas ferramentas no motor de busca para nos ajudar a melhorar a fluidez no idioma anglo-saxão.
Google vai-te ajudar a dominar um novo idioma com o inglês
Tal como explica a Google no seu próprio blog oficial, ao fazer uma busca nesta plataforma. Isto através de qualquer navegador, surgirá uma nova opção que o utilizador poderá ativar, para efetuar vários exercícios em inglês.
A duração é curta, cerca de 3 a 5 minutos por cada etapa de treino para não saturar o utilizador, ou seja, para aprender sem se aborrecer.
A Google entregará mais detalhes sobre o contexto das traduções, assim como diversas correções gramaticais sempre que necessário. Assim que o utilizador completar uma ronda de exercícios a plataforma dar-nos-á uma avaliação e feedback dos exercícios completos.
Teremos também mais contexto sobre as informações apresentadas no seguimento da pesquisa efetuada, com o objetivo a ser estimular o utilizador a treinar um novo idioma. Além disso, teremos também a apresentação de correções gramaticais sempre que aplicável ou necessário.
Feedback personalizado e em tempo real na Pesquisa Google
A Google acredita (e bem) que cada pessoa aprende ao seu próprio ritmo. Por isso, introduzirá também um sistema de feedback personalizado para assim melhor acompanhar e estimular o utilizador que esteja efetivamente interessado em aprender o novo idioma.
A nova funcionalidade - qual Duolingo - está já disponível em vários países da América do Sul e do sudoeste asiático. Mais concretamente, na Argentina, Índia, Colômbia, Venezuela e México. Porém, a sua disponibilidade deverá ser alargada além destas nações.
Será, assim que chegar também a Portugal, um precioso recurso para quem quiser ir treinando o seu inglês de forma ágil e intuitiva, bastando-lhe abrir a pesquisa Google. Até lá, aguardamos também pela chegada e disponibilização de mais recursos para esta nova plataforma da gigante norte-americana.
Por fim, teremos aqui um acompanhamento personalizado, com correções gramaticais e de pronúncia para os utilizadores interessados, bem como uma análise semântica. É um dos novos recursos a chegar à Pesquisa Google ao longo deste ano e acreditamos que possa, efetivamente, ter um impacto positivo junto de milhões de pessoas.
Editores 4gnews recomendam: