Paterson Filme
Paterson, o novo filme de Jim Jarmusch

Paterson, o último filme do realizador Jim Jarmusch, foi dado a conhecer no último Lisbon & Estoril Film Festival e está agora em exibição nas salas de cinema portuguesas. 

Assistir ao filme Paterson, é como ver a nossa rotina feita poesia. Paterson, é o filme que dá o mesmo nome ao protagonista desta longa-metragem e à cidade onde toda a história se desenrola.

Vê também: Top 5 – Os filmes mais marcantes disponíveis na Netflix

   

Adam River, que vimos em filmes como Star Wars- o Despertar da Força e o Silêncio, é Paterson, um motorista de autocarros cujo a principal inspiração é a sua rotina, e os movimentos que todo um quotidiano pode oferecer para escrever poemas.

Todo o filme, é como se fosse uma imagem poética por si só, as paisagens assemelham-se a fotografias fantásticas que servem de impulso para o protagonista escrever poesia. É como se, nas coisas mais simples e mundanas da vida se possa encontrar qualquer coisa, que incentive à criação, tornando-a num poema bonito.

O trailer do filme Paterson está no final do artigo! Não te esqueças de o visualizar!

Contudo, a maior inspiração de Paterson, é a sua companheira Laura (Golshifteh Farahani, do filme À procura de Elly, de Asghar Farhadi), bela, sonhadora e bastante criativa, mas indecisa quanto ao seu futuro profissional, suscita em Paterson a vontade de escrever sobre o seu dia-a-dia.

A linha temporal do filme são oitos dias, uma margem de tempo que  cria no espectador uma expectativa do que poderá acontecer depois, mas esse depois não acontece. O que importa a Paterson, é o que decorre a cada momento.

A beleza do filme está também, na serenidade com  que o protagonista tem e se movimenta, gentil e calmo, transporta essas características para a sua rotina e para a rotina duma cidade tranquila e sem grandes acontecimentos. Aliviando a carga diária do trabalho na poesia, como forma de descansar a alma e acalmar o seu mundo interior.

Este filme é uma poesia viva, e Jim Jarmusch, conhecido por ser um realizador idiossincrático, consegue mais uma vez, criar uma obra que espelha tão bem essa forma peculiar de fazer filmes.

Outros assuntos relevantes:

Gotham: nova temporada da série já tem trailer e data oficiais

Game Of Thrones (GoT): deu-se a primeira batalha da nova temporada da série

Google Play Music e YouTube Red vão unir-se e criar novo serviço da Google

Sempre gostei da forma como uma história se pode transformar no grande ecrã! Desde que me lembro, sempre fui uma apaixonada por cinema, e procuro também fazer da minha vida um filme apaixonante!