Em Portugal e no mundo, o filme "Voicemails for Isabelle" é o mais visto da atualidade, desde o momento em que foi lançado. Note-se que o filme chegou ao catálogo da plataforma de streaming, na sexta-feira, dia 19 de junho.
No fim de semana, tive a oportunidade de ver o filme. Antes de te dar a minha perspetiva acerca do que vi, mostro-te em baixo o trailer e a sinopse oficial.
Sinopse: As hilariantes mensagens de voz de uma jovem para a sua falecida irmã são, sem ela saber, redirecionadas para um desconhecido, que começa a apaixonar-se à distância.
O que achei do filme?
Apesar de, estruturalmente, seguir alguns padrões de um filme romântico como tantos outros, gostei de "Voicemails for Isabelle" pelo facto de ter várias camadas. Tivemos romance? Sim. Mas também tivemos momentos engraçados, drama ou até mesmo crítica social, numa espécie de montanha russa de sensações, ao longo do filme.
Gostei muito dos atores. Zoey Deutch (Jill) em particular conseguiu prender-me, com a sua capacidade de ser alegre, mas ao mesmo tempo nostálgica, por causa da irmã. Nick Robinson também cumpre bem o papel de protagonista, ainda que, pessoalmente, considere mais marcante a performance de Zoey.
O filme aborda um tema muito duro: o falecimento de uma irmã. E consegue fazê-lo de forma extremamente leve, mas sem ser leviana. Cativou-me este ponto rebuçado do filme, que, a meu ver, representou muito bem o que é o luto. Algo que por vezes é vivido com um sorriso na cara, mas que esconde camadas mais profundas de tristeza.
É muito fácil, especialmente em romances, os diálogos soarem forçados, mas senti bastante naturalidade no guião, especialmente entre os dois protagonistas. Nas partes em que Wes fala com os amigos sobre contar a verdade dos telefonemas, nem tanto, por exemplo. Mas de um modo geral, sim.
"Não é uma história de amor"... de certeza?
No IMDb, o filme vai com nota de 7,6/10 estrelas, para já. Uma excelente classificação, no entanto, há quem diga que "não é uma história de amor". Pois, aí, discordo profundamente.
Acho que "Voicemails for Isabelle" é, sim, uma excelente história de amor. Não tanto entre Jill e Wes, mas entre as irmãs Jill e Isabelle. Afinal, amor de irmãos também é amor, não apenas o amor conjugal conta, na minha ótica.
Globalmente, gostei muito do filme e compreendo o buzz à volta dele. Só achei que podia ter tido mais momentos de conversa entre as duas irmãs. A história gira em torno de Isabelle, mas diria que temos pouco a sua presença, ao longo da trama. Mesmo assim, nada que belisque o excelente trabalho que foi feito.
Nem sempre se percebe o porquê de um filme ser nº1 nas tendências. Neste caso, as razões não podiam ser mais óbvias.
Para veres Netflix numa boa televisão...
