O gesto Double Tap para comandar o Apple Watch tornou-se um grande sucesso. E parece que a Apple não quer parar por aí. Um pedido de patente da empresa revelaram outros grandes planos para controlos granulares de gestos do seu relógio.
Para tanto, a patente também prevê a integração de um conjunto de elétrodos às pulseiras dos Apple Watch, para que sejam capazes de reconhecer os novos movimentos com precisão e evitar falsos positivos de outros tipos de movimentos corporais.
Patente propõe uma pulseira de elétrodos
Descoberta pelo Apple Insider, a patente traz já no início uma análise de todos os tipos possíveis de navegação e comando de interface para dispositivos eletrónicos. Isso inclui botões, teclados, ratos de computador, trackball, joysticks, sensores de toque, ecrãs sensíveis ao toque e comandos de voz.
A Apple cita, então, movimentos corporais, como olhar e gestos com as mãos, que são detetados por sensores de toque e proximidade. O resumo é feito para destacar as limitações inerentes de cada um desses métodos, que vão desde deteção limitada até aceitabilidade social.
É aí que a empresa faz a sua proposta de novos gestos para comandos discretos e de um hardware que identifique isso com precisão. E estamos a falar justamente de uma pulseira para o Apple Watch com elétrodos acoplados que são capazes de detetar sequências de pequenos movimentos das mãos.
"Várias fileiras de elétrodos podem ser configuradas para detetar sinais de eletromiografia (EMG) produzidos pela atividade de músculos e tendões. A faixa pode incluir conexões elétricas removíveis (por exemplo, pinos pogo) para permitir que os sinais do elétrodo sejam roteados para o circuito de processamento no alojamento do dispositivo usado no pulso [...] esses sinais de EMG podem ser processados para identificar movimentos das mãos e reconhecer gestos associados a esses movimentos das mãos.", destaca a patente.
Os possíveis novos gestos
A patente ainda traz possíveis novos gestos para diferentes comandos, embora não revele quais são esses comandos. Gestos de aceno, rotação de pulso, movimentos de mão para os lados ou para cima e para baixo são algumas das possibilidades.
A verdade é que a patente ainda está em processo de aprovação. Caso ela seja aprovada, a Apple deve dar início a testes com os novos movimentos. E o sucesso da novidade depende da praticabilidade e da discrição desses movimentos, para obter uma aceitação social. Movimentos muito grandes e que chamam atenção não devem ser muito bem recebidos pelos utilizadores.