Patente da Apple refere muito esperada tecnologia para o Macbook e iMac

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A nova patente da Apple promete uma integração do conhecido Face ID, reconhecimento facial do iPhone, implementado no Macbook e no iMac.

Já não é a primeira vez que se fala que a Apple poderia trazer a tecnologia para os seus computadores, porém, hoje temos imagens de uma patente que nos garante que a empresa está, efetivamente, a trabalhar nisso.

Patentes do Face ID no Macbook e iMac

Quero acreditar que a Apple não introduzirá notch nos computadores, por muito que as imagens até o mostrem. Até porque não falta espaço nas margens dos computadores para introduzir a tecnologia (principalmente no iMac).

Na descrição da patente a Apple referiu que a tecnologia servia "Para impedir que utilizadores não autorizados acedam a dados confidenciais, estes dispositivos de computação podem incorporar sistemas e mecanismos para autenticação de utilizadores". Ou seja, a descrição exata daquilo que é o FaceID da Apple.

Face ID vai para além de câmaras

O Face ID é um dos mais sofisticados sistemas de autenticação no mercado, ainda que não seja propriamente o mais recente. A Apple não utiliza a câmara frontal para desbloquear o dispositivo, como em muitos equipamentos Android.

Em vez disso, o iPhone tem uma enorme quantidade de sensores infravermelhos (mais de 30 mil) que nos dão uma leitura precisa e 3D de forma a reconhecer o utilizador. Tudo isto é ajudado pelos processadores Apple e autoriza o desbloqueio do smartphone numa questão de fração de segundos.

Microsoft tem algo idêntico com o Windows Hello

A Microsoft, no Windows 10, tem algo idêntico. Contudo, tal como muitos smartphones Android, utilizam apenas a câmara frontal do computador para desbloquear o ecrã. Ou seja, não é tão complicado enganar aquele tipo de método de desbloqueio quanto um FaceID da Apple.

Como sempre, uma patente é isso mesmo. Nada nos garante que a tecnologia poderá sair no iMac e Macbook, contudo, não vejo razões para a Apple não o fazer.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S20 está longe de ter as vendas iniciais do Samsung Galaxy S10
  • Tesla vai reabrir fábrica em Nova Iorque em breve! Mas não vão produzir carros elétricos
  • Aproveita! Apple está a oferecer testes do Final Cut Pro X e Logic Pro X
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.